Projeto de Aterro Sanitário

O que é um aterro sanitário?

Para disposição final ambientalmente adequada de resíduos sólidos, o aterro sanitário é uma forma de distribuição ordenada de rejeitos em aterro que observa normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos.

Trata-se de um método de disposição sobre terreno em camadas com a cobertura por material inerte, onde são implantadas medidas para coleta e tratamento de efluentes líquidos e gasosos produzidos e planos de monitoramento ambiental e geotécnico.

Diferencia-se de lixão ou vazadouro, forma de disposição inadequada de resíduos sólidos, caracterizada pelo mero lançamento de resíduos sobre o solo, sem medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública.  Também se distingue de aterro controlado, técnica que envolve cobertura e alguns controles, porém sem coleta e tratamento de efluentes líquidos e gasosos.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, aproximadamente 60% dos municípios do Brasil não cumpriu o prazo vencido em agosto do ano passado para o fim dos lixões, conforme a Lei 12.305/2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

A minimização de impactos negativos causados pela disposição final de resíduos sólidos relaciona-se à elaboração de um bom projeto técnico de aterro sanitário que preveja como executar as medidas de controle durante a obra e operação, como a adequada impermeabilização, como determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) e de acordo com as normas técnicas.

Como a Master Ambiental pode ajudar?

A Master Ambiental possui equipe capacitada para a elaboração de projeto de aterro sanitário, de forma a identificar soluções adequadas para a disposição final de resíduos sólidos.

Entre em contato, tire suas dúvidas e solicite já um orçamento!

Conheça alguns dos clientes da Master Ambiental

logo-tortugacliente-vital-engenharia