Campanha francesa incentiva consumo de vegetais que iriam para o lixo

Campanha francesa incentiva consumo de vegetais que iriam para o lixoConsiderada uma das maiores da França, a rede de supermercados Intermarché criou uma campanha de incentivo à compra e consumo de vegetais com formas imperfeitas e pouco atrativas. A expectativa da proposta era demonstrar que, embora fora dos padrões convencionais, esses alimentos permanecem nutritivos.

Muitas vezes, quem observa os alimentos naturais nas prateleiras não imagina que o processo que os levou até ali envolve uma triagem estética, por meio da qual são definidos os produtos com melhor aparência. Assim, uma mancha na pele, um amassado na casca ou anomalias genéticas, são suficientes para descartar, totalmente, a possibilidade de destaque nas gôndolas.


Com isso em mente, a rede de supermercados resolveu trilhar o caminho inverso, decisão concretizada pela campanha “Frutas e Vegetais Inglórios”. Para reduzir o desperdício de alimentos, a estratégia era conferir status de celebridade aos itens com aparência imperfeita. Para isso, eles foram dispostos junto aos demais e oferecidos com 30% de desconto. Assim, ao escolher pelos “rejeitados”, o cliente sairia em vantagem.

noticia-campanha-de-frutas-3


Além disso, o supermercado preparou sucos e sopas com essas frutas e legumes, com o intuito de mostrar que, independente da forma, as propriedades nutricionais e o gosto permaneciam os mesmos. A ideia serviu como um incentivo a mais para que os clientes comprassem.

O resultado não poderia ser melhor. Em apenas dois dias, 1,2 toneladas dos alimentos foram comercializados, o que correspondeu a 24% das vendas da rede. O rápido esvaziamento das prateleiras tornou a campanha tão famosa, que ela logo se espalhou pelas redes sociais e atingiu mais de 13 milhões de pessoas. Na imprensa francesa, a ação foi amplamente divulgada e a sua reprodução, valorizada.

Com informações do portal Ciclo Vivo

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.

Comentários