Consultor da Master apresenta artigo em Congresso Mundial de Resíduos Sólidos

Indicadores de eficiência para coleta seletiva é o tema do artigo apresentado por Caio Dalla Zanna

Consultor da Master apresenta artigo em Congresso Mundial de Resíduos SólidosO cientista ambiental, especialista em Tratamento de Efluentes e Mestrando em Engenharia das Edificações e Saneamento pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Caio Dalla Zana, embarca rumo à Viena, na Áustria, para apresentar artigo no Congresso Mundial de Gestão de Resíduos Sólidos, que acontece entre os dias 7 e 11 de outubro.

Dalla Zanna atua como consultor da Master Ambiental desde 2009 quando coordenou o projeto de implantação da coleta seletiva do Município de Ibiporã, além de outros projetos relacionados à gestão de resíduos sólidos.

Com o título “Selective waste collection effectivenes indicators proposal implemented in Ibiporã/Brazil as a waste management tool”, com tradução “Proposta de Indicadores de Efetividade da Coleta Seletiva como ferramenta de gestão de resíduos aplicada no município de Ibiporã/Brasil”, o artigo resultou de trabalho acadêmico desenvolvido no programa de mestrado. “Os dados utilizados são do projeto de Coleta Seletiva de Ibiporã, colhidos pela Master Ambiental no monitoramento”, explica o mestrando.

Orientado pelo Professor Doutor Fernando Fernandes, o trabalho partiu do princípio que todas as etapas do gerenciamento, desde a segregação de resíduos na fonte até o transporte utilizado, são determinantes para quantidade e qualidade do resíduo oriundo da coleta seletiva.

“A proposta envolve um índice de efetividade da coleta seletiva, uma forma de coletar dados quantitativos e qualitativos no campo, resultando em um conjunto de indicadores que aponte, em números, os resultados das ações de gestão de resíduos”, define. Com os indicadores, os gestores podem avaliar a adequação ou não do sistema e tomarem medidas para corrigir problemas.

Para ser aplicada, a proposta deve ser acompanhada pela medição periódica de amostras representativas de dados. “Atualmente não existe uma metodologia que analise a efetividade da coleta seletiva, que é a proposta do meu artigo”, explica. Para ele, a importância que o artigo confere à inovação e ao uso de novas tecnologias na gestão de resíduos motivou a escolha para integrar as apresentações.

O Congresso Mundial, realizado anualmente, é organizado pela International Solid Waste Association (ISWA) em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE). A ISWA é uma associação mundial, não governamental e sem fins lucrativos, que atua pelo interesse público de debater a temática da gestão dos resíduos sólidos ao redor do mundo.

O objetivo é proporcionar troca de informações e experiências sobre as melhores práticas de tratamento de resíduos no mundo. O Comitê Científico reúne 45 estudiosos internacionalmente reconhecidos, representantes de 18 países. “Vai ser muito interessante pelo contato com outras pessoas e realidades. Disso veremos como pode ser aplicado aqui”, comenta Dalla Zana.

Nesse ano, a expectativa é que o evento reúna cerca de mil especialistas e participantes. A ISWA conta com associados em cerca de 70 países e promove desde seminários especializados à edição de publicações científicas periódicas.

Dalla Zana expõe o artigo em um estande ao lado de 38 brasileiros. Outros 14 estão inscritos em apresentações orais, enquanto 17 artigos compõem a sessão especial Ibero-Americana, o que é uma novidade da edição de 2013. Além da coleta seletiva, temas como a incineração de resíduos, os aterros sanitários e a compostagem também compõem o evento, que em 2014 irá acontecer em São Paulo.

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.

Comentários