PBE EDIFICA

O que é a Etiqueta PBE Edifica?

O programa PBE EDIFICA – Etiquetagem do Nível de Eficiência Energética em Edifícios foi desenvolvido pela PROCEL– Programa de Conservação de Energia Elétrica que é ligado ao MME – Ministério de Minas e Energia do Brasil.

Esse processo de certificação de edifícios foi publicado em 2009 para incentivar e regulamentar os níveis de eficiência energética em edifícios novos ou existentes, comerciais, residenciais, públicos ou privados.

Em 2014 o programa passou a ser chamado de PBE Edifica e passou a ser obrigatório para edifícios públicos federais por meio da Instrução Normativa (IN n° 02, 2014).

Como funciona a Etiqueta PBE Edifica?

São avaliados os sistemas utilizados, bonificações e pré-requisitos gerais. Os sistemas avaliados são o de envoltória que constitui as fachadas e coberturas (peso de 30%), sistema de iluminação (peso de 30%) e sistema de condicionamento de ar (peso de 40%).

As bonificações geram pontos extras. Neste requisito são avaliados a racionalização da água, o aquecimento solar de água, energia eólica/fotovoltaica, sistemas de cogeração, inovações que promovam eficiência e elevadores.

Nos pré-requisitos gerais são avaliados os circuitos elétricos e o aquecimento de água.

Caso o edifício comprove a eficiência energética cumprindo os pré-requisitos solicitados ele recebe a etiqueta do INMETRO PBE EDIFICA.

Como a Master Ambiental pode te ajudar?

A Master Ambiental possui um departamento especializado em certificação para Construções Sustentáveis que acompanha desde o início o empreendimento, sua fase de implantação e execução, garantindo o cumprimento das exigências solicitadas e acompanhando todo processo até a conclusão da certificação.

Quer certificar o seu empreendimento? Entre em contato, tire suas dúvidas e solicite um orçamento!