Gestão, Auditoria e Certificação

A sustentabilidade é uma tendência global que leva a gestão empresarial e o os negócios a uma preocupação crescente com a questão ambiental.

A pressão da legislação e de diversas partes interessadas, além do aumento do interesse geral da sociedade com relação ao meio ambiente, torna o meio ambiente estratégico para qualquer organização.

O atendimento às exigências legais passa a ser um quesito de sobrevivência para a manutenção da vantagem competitiva.

Não basta cumprir a legislação e possuir licenciamento ambiental, é preciso mais, inovar e demonstrar com transparência perante a sociedade o desempenho ambiental como um diferencial que posicione as organizações no mercado.

O compliance – prevenção, fiscalização e controle das ações ambientais,  necessita de avaliações com parâmetros quantitativos e qualitativos que atestem a competência técnica e gerencial e a responsabilidade socioambiental.

Os padrões fornecem base para organizações estruturarem e controlarem a melhoria contínua de seu desempenho.

O uso de indicadores para aferição de resultados permite o acompanhamento de práticas, procedimentos e processos e colabora para a conquista dos objetivos.

A obtenção de certificações é uma opção voluntária das empresas que precisam estar seguras de que cumprem os requisitos.

Existem diversas normas e padrões internacionais para certificações, tanto a respeito do próprio Sistema de Gestão Ambiental (SGA) para as atividades da empresa como com relação à construção de edifícios.

Os investimentos em sistemas de gestão e certificações valorizam a imagem das organizações, contribuem com as partes interessadas e conferem consistência às ações.

O sucesso depende do comprometimento em todos os níveis da organização, partindo da alta administração.

A Master Ambiental fornece serviços que apoiam e preparam as organizações na busca por certificações: Auditoria Ambiental, Levantamento de Requisitos Legais, Implantação de Sistema de Gestão Ambiental (SGA) segundo a ISO 14.001 e consultoria para a Certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), padrão internacional idealizado pelo USBGC (United States Green Building Council).

Conheça mais sobre a consultoria da Master Ambiental para gestão, auditoria e certificação.

Auditoria Ambiental

Diante da pressão para que as organizações adotem práticas ambientalmente corretas, a Auditoria Ambiental é um eficiente instrumento para fornecer informações para a tomada de decisão pela administração, controlar o desempenho ambiental e detectar eventuais falhas e promover a melhoria contínua.

Levantamento de Requisitos

Um compromisso básico para a gestão ambiental é atender aos requisitos legais e outros requisitos da organização. Requisitos podem ser definidos como necessidades ou expectativas declaradas, implícitas ou obrigatórias, conforme a Norma ABNT ISO  14.001:2015.

Construção Sustentável

A construção sustentável implica em construir segundo um conjunto de técnicas e métodos construtivos que reduzem os impactos negativos e potencializam os impactos positivos, desde a fase de elaboração dos projetos até a execução das obras e a manutenção dos empreendimentos.