Construção Sustentável

O que é construção sustentável?

O setor da construção civil, importantíssimo motor do crescimento econômico, é uma das atividades de maior potencial de impacto negativo ao meio ambiente.

Tomando como base o ciclo de vida das matérias primas, influencia significativamente no consumo de recursos naturais e energia, desmatamento e emissão de gases de efeito estufa.  Segundo o Conselho Internacional de Construção, a construção civil é geradora de cerca de 50% dos resíduos sólidos gerados pelas atividades humanas.

Por sua vez, uma nova e forte tendência no mercado imobiliário que representa uma mudança de paradigma para a construção civil e agrega rentabilidade aos empreendimentos: a construção sustentável.

A construção sustentável implica em construir segundo um conjunto de técnicas e métodos construtivos que reduzem os impactos negativos e potencializam os impactos positivos, desde a fase de elaboração dos projetos até a execução das obras e a manutenção dos empreendimentos.

Algumas características de construções sustentáveis são:

  • Uso racional de água;
  • Adoção de materiais sustentáveis;
  • Escolha de terreno sem passivos ambientais.

A primeira vista, investir em construção sustentável parece mais caro, porém o retorno financeiro é vantajoso por conta dos altos preços da venda ou aluguel destes imóveis e devido à redução de custos operacionais a médio e longo prazo.

Os chamados Edifícios Verdes ou Prédios Verdes são avaliados e recebem selos com a utilização de métodos e padrões internacionais para a validação do desempenho ambiental da construção.

O que é certificação LEED?

O sistema de certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) para prédios verdes (Green Building) é o padrão internacional idealizado pelo USBGC (United States Green Building Council) que atesta a sustentabilidade de edificações com maior reconhecimento internacional. Fomentado no Brasil pelo Green Building Council Brasil (GBC Brasil), mantem-se como principal sistema aplicado no contexto brasileiro.

A certificação é emitida com base em um sistema de avaliação que envolve critérios obrigatórios e opcionais, em uma escala de pontos que varia entre 40 e 110. Conforme a pontuação atingida, o empreendimento pode receber certificação em quatro diferentes níveis: certificado, prata, ouro e platina.

Como a Master Ambiental pode ajudar?

A Master Ambiental possui equipe com conhecimentos sólidos e experiência em construção sustentável e uma rede de parceiros especializados, para orientar e apoiar o projeto de certificação LEED.

A Master Ambiental é responsável pelos processos de certificação dos empreendimentos Palhano Premium e Square Garden, ambos em Londrina (PR).

Entre em contato, tire suas dúvidas e solicite já um orçamento!

Conheça alguns clientes da Master Ambiental

VECTRA cliente-square-vectra