Laudo Técnico de Vistoria Predial – Autovistoria Predial

O Laudo Técnico de Vistoria predial, também conhecido como inspeção ou autovistoria predial, tem o objetivo de verificar as condições de conservação, estabilidade e segurança de um edifício e quando necessário propor as medidas reparadoras para garantir a qualidade do local.

Esse tipo de vistoria influencia diretamente na conservação e funcionamento de um empreendimento, uma vez que busca melhorar a segurança do local, aumentar a vida útil, refletindo na menor necessidade de reparos futuros e na valorização do imóvel.

Dentre os pontos a serem avaliados está a estrutura, instalação hidráulica e elétrica, revestimentos internos e externos, elevadores, impermeabilização, climatização, ventilação, coberturas, telhados, sistema de combate a incêndios, sistema de proteção contra descargas elétricas, dentre outros itens.

Esse Laudo pode ser elaborado por um engenheiro, arquiteto e também com o auxílio de uma equipe multidisciplinar que avalia toda estrutura do local.

Autovistoria Predial no Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, a Autovistoria Predial é regulamentado pela Lei Estadual nº 6.400/ 2013 que obriga todos edifícios particulares e públicos a realizarem a autovistoria a cada 5 anos para empreendimentos com mais de 25 anos e a cada 10 anos para empreendimentos com menos de 25 anos, a contar do “habite-se”.

Todo processo de vistoria é de responsabilidade do responsável do imóvel, sendo ele o síndico, administrador ou proprietário. É necessário a contratação do profissional especializado para realização do laudo e posteriormente protocolar o resultado na Prefeitura Municipal.

Caso haja indicação de medidas corretivas nos imóveis, o responsável deve providenciar as melhorias dentro do prazo estipulado no Laudo.

Master Ambiental e o Laudo Técnico de Vistoria Predial

A Master Ambiental possui uma equipe multidisciplinar para executar o Laudo Técnico de Vistoria Predial do seu edifício. No caso do Rio de Janeiro, temos profissionais legalmente habilitados para atuação pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ).

Precisa de um Laudo Técnico de Vistoria Predial, entre em contato!