Dados sobre desmatamento na Mata Atlântica revelam crescimento de 9%

Dado de desmatamento na Mata Atlântica revela crescimentoOrganizada pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a 9ª edição do Atlas de Remanescentes Florestais da Mata Atlântica indicou a perda 23,9 mil hectares de floresta da Mata Atlântica entre 2012 e 2013. Em comparação com o período anterior (2011 e 2012), quando foram registrados 21,9 mil hectares de desmate, o dado aponta um aumento de 9%, a maior perda de cobertura florestal desde 2008.

Pelo quinto ano consecutivo, Minas Gerais se manteve como o estado que mais desmata Mata Atlântica, com 8.437 ha de áreas destruídas. Junto com Piauí (6.633 ha), Bahia (4.777 ha) e Paraná (2.126 ha), o estado contribuiu com 90% do total do desmatamento verificado no período, o equivalente a 21,9 mil hectares.

No entanto, o desmatamento no estado líder poderia ter sido pior, se não fosse o impedimento da concessão de licenças e autorizações para supressão de vegetação nativa do bioma, válido desde junho passado. A ação do governo foi concretizada depois do pedido da SOS Mata Atlântica, o que possibilitou a redução de 22% da taxa de desmatamento no estado.

“Consideradas as médias mensais de desmatamento em Minas, tivemos uma redução de 64% no ritmo dos desfloramentos após o anúncio da moratória, que passou de 960 ha para 344 ha por mês. A resposta do governo foi positiva, mas os índices ainda são os maiores do país e há muito trabalho a ser feito, não só para conter o desmatamento, mas para restaurar e recuperar essa floresta“, afirmou a diretora-executiva da Fundação SOS Mata Atlântica e coordenadora do Atlas, Márcia Hirota.

Por outro lado, os estados de São Paulo e Rio de Janeiro aparecem bem na pesquisa, com redução de 51% e 72% do desmatamento, respectivamente, comparado com o período anterior. Contudo, os números podem retratar uma redução aparente. “O Estado já não tem muita mata para ser derrubada. Mas resta esse desmatamento da expansão urbana que não aparece nas estatísticas e é muito perigoso”, afirma Márcia.dados-desmatamento

A Mata Atlântica se distribuí ao longo da costa do país e atinge 17 estados. Em 28 anos, perdeu cerca de 1.850 mil hectares, o equivalente à área de 12 cidades de São Paulo. Neste espaço, restam apenas 8,5% de remanescentes florestais acima de 100 ha e vivem, atualmente, mais de 69% da população brasileira.

Com informações do portal oeco.org.br

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.

Comentários