Desmatadores somos nós

Consumidor consciente não compra madeira sem origem comprovada

Por Fernando de Barros

Frequentemente assistimos na TV notícias sobre o desmatamento da Amazônia, que ora aumentou, que ora estabilizou; às vezes falam que desmataram área igual a 10.000 campos de futebol – enfim, toda semana há noticías deste tipo.

No exterior somos criticados pela falta de zelo com a maior floresta tropical do mundo e tem gente que acha que, “como o Brasil não toma conta direito deste patrimônio da Humanidade”, a ONU deveria intervir e tomar para si a tarefa de cuidar da Amazônia. São comentários que preocupam principalmente num momento em que a questão ambiental mobiliza todo o Planeta.

Que a Floresta Amazônica está sendo desmatada, ninguém duvida. São imensas clareiras abertas na mata, fraudes nas guias de transporte de madeira, autorizações fraudulentas de desmatamento.

A Floresta Amazônica é, de verdade, um patrimônio da Humanidade, mas é brasileira e temos que zelar por sua integridade, por sua imensa biodiversidade, por suas águas volumosas, fruto em parte da grande floresta. Temos de preservá-la, sobretudo, pela influencia no clima em todo o Brasil.

Mas, afinal, quem está desmatando a Amazônia? São os gringos que compram nossa madeira contrabandeada que segue para o exterior em grandes navios? Será?

No fundo, somos nós, brasileiros, que estamos desmatando a Amazônia. Somos eu e você, quando vamos a uma loja de materiais de construção comprar umas peças de madeira para fazer um pequeno telhado em nossa casa ou para uma reforma.

Perguntamos pelo preço, pelo prazo de entrega, mas nunca perguntamos ao vendedor se aquela madeira foi retirada legalmente ou não, se é devidamente certificada. As estatísticas revelam que cerca de 70% da madeira vendida no Brasil é de origem ilegal.

Quando compramos um armário para nossa casa, quem, de nós, pede ao vendedor para ver o comprovante de procedência daquela madeira, para nos certificar de que ela veio de desmatamento legalizado?

E ao comprar uma casa ou um apartamento, nós perguntamos ao corretor se a madeira utilizada para aquela construção veio de desmatamento legalizado? “Quero ver o comprovante, seu moço”. Quem faz isso?

Pouca, muito pouca gente faz isso. Portanto, nós – ainda que indiretamente – é que estamos desmatando a Amazônia; não adianta colocarmos a culpa nos outros. A situação só vai mudar quando nos conscientizarmos de nossa responsabilidade ambiental e mudarmos verdadeiramente de atitude. Boa semana a todos.

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.

Comentários