Nossas irmãs, as árvores

Sem elas, que nos dão alimento e oxigênio, certamente não sobreviveríamos

Por Fernando de Barros

A natureza supre o planeta de tudo que os seres que aqui habitam necessitam para viver: água potável, solo fértil, o sol, a chuva, os peixes, os animais terrestres que nos dão a proteína de que tanto precisamos. E, sobretudo, as espécies vegetais, exemplo do milagre da vida. Uma pequena semente é capaz de se transformar em uma frondosa árvore, com dezenas de metros de altura e grandes copas e frutos. Não sabemos como isto acontece, apenas somos capazes de alterá-la geneticamente, através da transgenia, mas a sua programação genética continua sendo um mistério.

Pássaros e mamíferos, depois de comer os frutos das árvores, defecam seus caroços em outros locais, permitindo que as sementes se transformem em novas árvores, fazendo com que surjam as florestas, num tipo de dispersão chamado de zoocórica.

As árvores nos dão alimentos e sombra. Através da evapotranspiração, uma grande mangueira, por exemplo, pode aspergir cerca de 100 litros por dia, mudando o microclima, reduzindo de forma expressiva a temperatura de seu entorno. Isto sem falar da fotossíntese: por meio da luz solar, as plantas captam o CO2 da atmosfera, metabolizando o carbono, transformando-o em troncos, folhas, flores e frutos, nos devolvendo o oxigênio indispensável à vida humana.

Sem as árvores, não sobreviveríamos. Basta ver o exemplo da Ilha de Páscoa, possessão chilena no Oceano Pacífico. Lá, a civilização foi dizimada junto com a derrubada da última árvore.

Tenho que confessar que só acordei para este fato quando tinha 40 anos de idade. Antes, como engenheiro, achava que as árvores eram obstáculos a serem vencidos, que sempre atrapalhavam o desenvolvimento econômico. Quando comprava no comércio do Rio de Janeiro peças de peroba rosa para fazer os telhados das construções, ou peças de canela para fazer batentes e esquadrias, nos anos 70 e 80, na verdade estava contribuindo para a derrubada das matas do Paraná.

Após décadas desta prática voraz, já conhecemos os danos que causamos à natureza e ao homem pela derrubada das árvores. A partir dos problemas ambientais que acontecem hoje em todo o planeta, temos consciência da importância das árvores para o clima, para as chuvas e para o homem.

Hoje a humanidade começa a perceber, diferentemente do passado, a importância das árvores – e as vê como amigas do homem, embora alguns ainda continuem a enxergá-las com a visão distorcida do século XX. Conscientizemo-nos de vez que as arvores são uma parte visível da natureza e aliadas fundamentais na preservação da espécie humana.

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui. 

Comentários