Petrobras vai recuperar 129 hectares de Mata Atlântica no Paraná

Petrobras vai recuperar 129 hectares de Mata Atlântica no ParanáA Petrobras e o Instituto Gerar apresentaram em Mandirituba (região metropolitana de Curitiba) o projeto Faxinais, que irá recuperar ao menos 129 hectares de Mata Atlântica degradada e revitalizar 38 nascentes de rios em seis comunidades rurais.

O projeto receberá R$ 3.475.726,05 do Programa Petrobras Ambiental para atuar na fixação e emissões evitadas de carbono, com base em conservação de florestas, manejo sustentável de recursos não madeireiros e sistema alternativo de uso da terra com práticas tradicionais do Sul brasileiro.

Também atuará na recuperação de áreas, na proteção da biodiversidade, do solo e de recursos hídricos. Todo o trabalho será executado ao longo de dois anos – entre dezembro de 2013, quando começaram as ações, e novembro de 2015

“Estamos investindo numa iniciativa em que acreditamos e que está alinhada à política de responsabilidade social e ambiental da Petrobras. Além disso, esse investimento social está relacionando à sustentabilidade que, por sua vez, está ligada ao futuro do planeta”, disse o gerente de Relacionamento Comunitário São Paulo/Sul da Petrobras, Waldir Ramalho.

Os faxinais

Faxinais são propriedades rurais comunitárias, existentes apenas no Paraná. Os faxinalenses mantêm, de forma comunitária, criadouros de animais domésticos e produção de erva-mate, pinhão, pitanga, guariroba e outras plantas medicinais e aromáticas.

Previsão de plantio de mais de 110 mil mudas

O projeto tem como objetivos promover a recuperação florestal de 129 hectares distribuídos por seis faxinais, o plantio de 110.690 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica ao longo dos rios Caí e Das Antas e a revitalização das 38 nascentes já catalogadas nos seis faxinais, através do plantio e replantio de espécies. Também estão previstos a elaboração de planejamentos familiares e desenvolvimento de programa de educação ambiental envolvendo jovens, crianças e adultos.

Serão apoiadas 285 famílias rurais, com 1.035 pessoas atendidas diretamente e 3.090 indiretamente. As famílias estão distribuídas por seis comunidades faxinalenses, formadas às margens dos ribeirões Das Antas e Caí, em área localizada a 30 quilômetros da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar).

Fonte: petrobras.com.br e bonde.com.br

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.

Comentários