Ibaiti vai ampliar estrutura de reciclagem de compostagem orgânica

Investimentos com recursos próprios para a coleta seletiva serão de quase quinhentos mil reais

Coleta Seletiva de IbaitiApós obter Licença Prévia que aprovou a concepção dos projetos no local, nesta sexta-feira, dia 30 de março, o Município de Ibaiti fez pedido de Licença de Instalação junto ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para ampliação da estrutura de reciclagem na área do aterro municipal. A ampliação inclui melhorias nos barracões existentes, construção de um novo barracão para triagem dos recicláveis e construção do sistema de compostagem orgânica para os resíduos orgânicos.

Os projetos foram apresentados ao IAP e o Município pretende começar as obras com força total assim que sair a liberação do órgão. Estão previstos os investimentos com recursos próprios no valor de aproximadamente R$ 500 mil, além do novo barracão de reciclagem e novos equipamentos cujos recursos, já disponíveis, oriundos de convênios com o governo federal somam mais de R$ 300 mil.

A coleta seletiva de Ibaiti vai se basear na separação dos resíduos pela população em três tipos, possibilitando a triagem e comercialização dos materiais recicláveis pela Cooperativa; a compostagem orgânica dos resíduos orgânicos para produção de adubo e a minimização dos rejeitos aterrados, que são aqueles resíduos sem viabilidade para reaproveitamento ou reciclagem.

A analista da Master Ambiental Laila Menechino avalia que “são muitos os desafios pela frente, mas se trata de uma oportunidade única, pois a Prefeitura demonstra a motivação e o comprometimento necessário para a transformação”.

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui. 

Comentários