Prefeitura e Coopersoli iniciam projeto piloto de coleta seletiva em Ibaiti

Grandes geradores de resíduos, Cacique Materiais de Construções e Sudati Industria de Compensados são as primeiras parceiras do projeto

IbaitiA Prefeitura e a Cooperativa de Coleta Seletiva de Ibaiti Ltda. (Coopersoli) deram início ao projeto piloto de coleta seletiva de lixo para grandes geradores de resíduos sólidos. A coleta foi iniciada nesta quarta-feira, dia 24, e as primeiras empresas a aderirem voluntariamente foram a Cacique Materiais de Construções e a Indústria de Compensados Sudati Ltda. A estratégia de parceria com essas empresas busca inibir a catação de lixo informal nas ruas da cidade e privilegiar a organização dos catadores em cooperativa.

O objetivo é expandir a coleta a todos os comerciantes que firmarem a parceria. O projeto implica na separação dos recicláveis, armazenamento em local adequado e doação direta para a cooperativa. As empresas comerciais e industriais geram grande quantidade de resíduos sólidos recicláveis, mais significativas que nas residências, e a legislação atual, de acordo com a Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), determina responsabilidade pela adequada destinação dos resíduos gerados durante as respectivas atividades.

A respeito desse assunto, o promotor de justiça da Comarca de Ibaiti, Ricardo Alessandro dos Santos, convoca os comerciantes ibaitienses para uma reunião que tratará justamente sobre a “Responsabilidade dos Geradores de Resíduos Sólidos”, na Casa da Cultura de Ibaiti, no próximo dia 10 de maio, a partir das 13h30.

Para o engenheiro de segurança do trabalho, da Sudati, Ney Carlos Carnasciali, a coleta seletiva é um instrumento muito importante no atual processo de desenvolvimento sustentável e de preservação ambiental: “Ao selecionarmos os resíduos sólidos para a destinação correta, nós reaproveitamos materiais que invariavelmente seriam despejados na natureza, causando poluição no meio ambiente. Entendo que toda a comunidade, além das empresas, deveria se comprometer e abraçar esse projeto que é muito importante para a preservação da natureza”, considerou.

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui. 

Comentários