Prefeitura de SP lança projeto que transforma lixo orgânico em adubo

Prefeitura de SP lança projeto que transforma lixo orgânico em aduboNa última segunda-feira (16), a prefeitura de São Paulo lançou um programa de compostagem doméstica, que permite o reaproveitamento dos resíduos orgânicos. Os interessados devem se inscrever para receber o kit com os materiais necessários.

Também conhecida por minhocário, a composteira é formada por caixas plásticas, nas quais as minhocas transformam restos de alimentos, como frutas, legumes, verduras, grãos, sementes, cascas de ovos, borra e filtro de café, em adubo.

 Na fase inicial do projeto, duas mil famílias serão selecionadas. Com isso, a ideia é que a quantidade de resíduos encaminhados aos aterros da cidade seja reduzida, já que eles podem causar problemas ambientais, como a formação de chorume tóxico, que pode infiltrar-se no solo e contaminar os lençóis freáticos.

Embora não precise ser amplo, o espaço destinado ao processo de compostagem deve ser abrigado de sol e chuva. Por isso, o local pode ser fechado, desde que haja ventilação.

O equipamento enviado pela prefeitura inclui duas caixas digestoras para compostagem dos resíduos orgânicos, uma caixa coletora, que armazena o líquido resultante do processo, uma tampa, uma torneira, cerca de 300 minhocas californianas vermelhas, substrato para as caixas digestoras (húmus de minhoca + composto + serragem), pacote de serragem, adesivos, manual impresso, um ancinho de jardinagem e suporte técnico para dúvidas.

Vale ressaltar que mesmo as pessoas que não forem escolhidas, podem comprar o material e receber as recomendações necessárias para compostar por conta própria.
Veja aqui como se inscrever para receber a composteira doméstica.

No vídeo abaixo, um dos parceiros da iniciativa, o Portal Namu, explica como fazer a compostagem.

http://vimeo.com/97724573

Fonte: Com informações do portal ciclovivo.com.br

 
Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.
Comentários