Palestra em Assis (SP) aborda o tema Sustentabilidade na Construção Civil

O engenheiro Fernando de Barros vai falar sobre a nova tendência da construção civil: empreendimentos verdes e ecologicamente corretos

Sustentabilidade na Construção CivilA construção civil é a atividade econômica que mais gera impacto sobre o meio ambiente. Somados os efeitos diretos dos canteiros de obras com a produção de insumos e extração de matérias-primas, a construção de casas, edifícios, indústrias e outros estabelecimentos contribuem fortemente para o processo de aquecimento global e, também, para desmatamento, geração de resíduos e emissão de gases.

Já é possível, no entanto, construir com sustentabilidade. A divulgação de técnicas construtivas menos agressivas ao meio ambiente é o foco da palestra gratuita e aberta ao público que o engenheiro Fernando de Barros fará neste dia 15 de agosto, às 19 horas na sede da Associação de Engenheiros Arquitetos e Agronômicos de Assis. O palestrante é responsável técnico da Master Ambiental, empresa de consultoria em construções sustentáveis credenciada pelo Green Building Council Brasil (GBC).

“Hoje já temos condições de aliar essa atividade vital para a sociedade, que é a construção civil, com técnicas mais sustentáveis no uso de recursos naturais. A utilização de materiais ecológicos, a iluminação natural, o reuso da água e o correto gerenciamento de resíduos são alguns exemplos à disposição de todos os engenheiros e arquitetos”, explica. Além dos principais danos do setor ao meio ambiente e formas de mitigá-los, a palestra também vai abordar a Certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) e estudo de casos de prédios verdes.

“O prédio verde veio para ficar. A certificação LEED pensa na obra desde a sua concepção, passa pela fase construtiva e chega à operação. É um sistema que reduz os impactos antes, durante e depois da construção”, conta Fernando de Barros. “O custo de operação deste tipo de empreendimento após a inauguração cai bastante, porque não é necessário tanto gasto em energia com ar condicionado, água e outros itens.”

O Ecomercado Palhano, construído às margens do Lago Igapó, em Londrina, foi inaugurado em junho de 2011 já com a certificação de prédio verde, que vai garantir ao empreendimento economia de 49% no consumo de água – o que significa 4,2 milhões de litros de água potável ao ano.

Outro exemplo de construção sustentável que será apresentado na palestra do dia 19 é o edifício Palhano Premium, da Construtora Vectra, também em Londrina. Durante sua operação, o empreendimento terá 30% de economia de energia por meio da utilização de vidros especiais em seus 25 pavimentos e 250 salas comerciais. “Este é um tipo especial de vidro que deixa passar a luz, mas rebate o calor. Com isso, será possível instalar ar condicionado menos potente e haverá menos gasto de energia”, explica Barros.

SERVIÇO

Palestra sobre Sustentabilidade na Construção Civil com o engenheiro Fernando de Barros dia 15 de agosto, às 19 horas.
Rua Dionísio Dias Paião, 355. Vila Maria. Assis/SP
Inscrições: (18) 3324 1495 ou pelo e-mail aeaassis@femanet.com.br
Valor de R$ 50,00 para não sócios.

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui. 

Comentários