Master Ambiental promove curso sobre licenciamento ambiental no campo

Objetivo é informar profissionais e produtores rurais sobre as vantagens da regularização ambiental da propriedade

P1090455

A necessidade de licenciamento ambiental em propriedades rurais, tema que ainda assusta muitos produtores e pecuaristas, será o tema do curso ministrado pelo engenheiro. Fernando de Barros, responsável técnico da Master Ambiental, em parceria com a Associação dos Engenheiros Arquitetos e Agrônomos da Alta Paulista, em Marília, SP, no próximo dia 2 de junho, a partir das 8:00 horas, na sede da associação.

O enfoque do licenciamento ambiental no campo tem o objetivo de mostrar aos produtores que se licenciar junto ao órgão ambiental não é algo complexo e distante e que muitas vezes o que falta é o acesso à informação adequada. Serão abordados temas como a legislação ambiental aplicada às propriedades rurais, gerenciamento de resíduos, outorga para uso de água, tratamento de efluentes, certificação ambiental, entre outros.

“Licenciar um sítio ou uma fazenda é algo relativamente fácil e que pode ser feito por etapas, sem impactos significativos no orçamento da propriedade”, explica Fernando de Barros. A Master Ambiental tem sólida experiência na prestação de serviços para adequação de propriedades rurais à legislação ambiental.

“O produtor precisa saber que o licenciamento pode levá-lo a economizar e até mesmo ganhar dinheiro com seus resíduos”, exemplifica. Segundo Barros, “pela nossa experiência em prestar serviços no campo, 70% dos problemas de qualquer propriedade podem ser solucionados ampliando o acesso à informação. Bem informado sobre a legislação, o produtor pode dar solução imediata a muitos pontos exigidos em um licenciamento e planejar a execução das etapas do trabalho”, acrescenta.

O curso é direcionado aos agricultores, pecuaristas, associados de cooperativas, autoridades, estudantes, ambientalistas e funcionários públicos. Na parte inicial do curso, haverá uma palestra sobre o tema “Legislação Profissional, com destaque para a Lei Federal nº6.496/77 e Resolução CONFEA nº 425/98”, que será ministrada pelo engenheiro civil e conselheiro do CREA/SP Carlos Roberto Souza e Silva.

O valor da inscrição para estudantes e associados é de R$ 100,00 e para profissionais não associados de R$ 180,00. As inscrições podem ser feitas na Associação dos Engenheiros Arquitetos e Agrônomos da Alta Paulista, no endereço: Rua Mecenas Pinto Bueno, 1207 – Jardim Tangará. Marília, ou pelos telefones (14) 3433.6024 / (14) 3454.7682 e e-mail aea@aeamarilia.com.br .

 

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui. 

Comentários