Jovem questiona presença de chefes de estado na Rio+20

Jovem B.Na quarta-feira, 20 de junho, os 86 chefes de estado reunidos na cerimônia de abertura da Rio+20 ouviram uma pergunta impactante: “Por que estão aqui: é para salvar sua imagem, ou é para nos salvar?”. O questionameno foi realizado pela jovem Brittany Trilford, de 17 anos, da cidade de Wellington, Nova Zelândia. A estudante inaugurou a tribuna da Cúpula apresentando-se: “Meu nome é Brittany, tenho 17 anos e sou uma criança. Hoje, nesse momento, sou todas as crianças, suas três bilhões de crianças. Pensem em mim como metade do mundo”.

A neozelandesa, que conseguiu participar da Rio+20 após vencer um concurso organizado pela Campanha Global por Ações Climáticas, lembrou Severn Suzuki, a menina de 12 anos que impressionou todos ao improvisar um apelo durante a Eco-92. “A próxima geração pede mudança, ação, para que possamos ter um futuro. Confiamos em vocês”, enfatizou.

No concurso internacional, o vídeo de Brittany, produzido em casa, foi considerado o melhor pelo júri composto por diversos ativistas ambientais, a exemplo do ator americano Leonardo DiCaprio e da ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Assista (legendado):

{youtube}uengEbSLae4{/youtube}

Os chefes de Estado também foram alertados sobre o tempo, segundo Brittany, eles têm, 72 horas para resolver o futuro da humanidade. “Acertei o meu relógio e o tempo está passando: tic, tac, tic, tac… Nós, da próxima geração, exigimos mudança e ação para que tenhamos um futuro”, comentou a estudante.

Expectativas

Antes da participação na Conferência, a jovem concedeu uma entrevista à Folha.com e afirmou que realmente está preocupada com o futuro do planeta. A pobreza, as mudanças climáticas, os desastres naturais foram citados pela estudante, que se diz parcialmente otimista em relação à Rio+20.

“O trabalho lento com o documento base me desanima um pouco. Mas eu estou aqui e vou falar aos líderes. Quero acreditar que o que eu falarei fará diferença e que de fato serei ouvida”, afirmou.

Veja o vídeo de Brittany na Rio+20 (em inglês):

{youtube}karQQb-B8Uk{/youtube}

Fonte: ecodesenvolvimento.org.br/

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui. 

Comentários