MMA lança ferramenta que reúne iniciativas sobre educação ambiental e resíduos sólidos

MMA lança ferramenta que reúne iniciativas sobre educação ambiental e resíduos sólidosCom a finalidade de mapear e divulgar ações que ajudem a enfrentar a implantação da Política Nacional de Resíduos (PNRS), o Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou uma nova ferramenta digital. Nomeada de EducaRES, a plataforma reúne iniciativas com foco na educação ambiental e na comunicação social em resíduos sólidos.
Está aberto, até 16 de agosto, o cadastro de práticas adotadas para sociedade civil, poder público e setor privado na Plataforma EducaRES. A expectativa é utilizar a educação ambiental em favor da implantação da PNRS, a partir da criação de uma base de dados das práticas já existentes. A chamada pública para seleção das medidas foi publicada no Diário Oficial

Vale ressaltar que as ações inscritas devem conter resultados comprováveis nas áreas de Educação Ambiental ou Comunicação Social na gestão de qualquer categoria de resíduos contidos na PNRS. A seleção irá envolver até 30 experiências de cada segmento (sociedade civil, poder público e privado), que passarão a ser reconhecidas como “Práticas de Referência EducaRES”.
Além disso, as práticas serão recomendadas pelo MMA como referência para composição de materiais técnicos e pedagógicos de publicações e processos formativos, presenciais ou à distância, elaborados pelos governos federal, distrital, estadual e municipal. Informações detalhadas sobre as iniciativas escolhidas estarão disponíveis em um mapa colaborativo de acesso público. Com isso, será possível localizar as práticas por tipo de público, de resíduo ou regiões e municípios.
Inovação
Coordenada pelo departamento de educação ambiental da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (Saic), a ferramenta compõe a Estratégia Nacional de Educação Ambiental e Comunicação Social para a Gestão de Resíduos Sólidos. Lançada durante a 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente em 2013, a plataforma recebeu o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).
A Plataforma EducaRES foi organizada conforme a Lei da Política de Resíduos (12.305/2010), que pretende fortalecer as ações educativas e de comunicação direcionadas para a urgente mudança cultural quanto à produção, consumo e destinação de resíduos.
Fonte: Com informações do portal ecodesenvolvimento.org

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.
Comentários