IAP capacita técnicos para atuar no Cadastro Ambiental Rural

Cadastro Ambiental RuralO Instituto Ambiental do Paraná (IAP) promoveu na última segunda e terça-feira (28) o segundo curso de capacitação de seus técnicos para o cadastramento e análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR). A meta é cadastrar mais de 532 mil propriedades no Estado, uma forma de integrar as informações ambientais e compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e para o combate ao desmatamento.

Ao todo, serão formados 45 servidores do instituto em todas as regiões do Estado. Eles vão auxiliar os proprietários rurais e atuar na aprovação e certificação do cadastro das propriedades. O Paraná é o terceiro Estado do país em número de propriedades rurais – são mais de mais de 532 mil imóveis que devem ser cadastrados.

O curso teve como objetivo ensinar os servidores a fazer o novo cadastro das propriedades rurais e analisar os dados para a emissão do certificado e de termos de compromisso para recuperação de áreas degradadas, de acordo com o Novo Código Florestal. O grupo formado nessa capacitação atuará no apoio para a implementação do cadastro no Paraná.

“A idéia do curso é dar uma noção geral do que é o CAR, como é o sistema de informação e como nós estamos planejando e pensando trabalhar com essas informações”, explicou o diretor de Desenvolvimento Florestal do IAP, Mauro Scharnik.

A partir da data da homologação do CAR pela presidente Dilma Rousseff, o cadastro deverá ser realizado em todas as propriedades rurais em um ano, podendo ser prorrogado por mais 12 meses. Os órgãos ambientais terão cinco anos para analisar os dados.

Aqueles que se cadastrarem no CAR terão benefícios como o acesso a crédito, prazo de até 20 anos para a readequação dos seus imóveis e outros apoios para subprogramas. No Paraná, o cadastro também vai auxiliar o Programa Bioclima com o pagamento por serviços ambientais.

“A implantação do CAR vai ser um modelo de gestão ambiental para o nosso Estado, onde teremos um desenho de todas as nossas propriedades. Com esses dados nós poderemos aplicar nossas políticas públicas de forma coerente e de acordo com cada necessidade, garantindo áreas preservadas”, declarou o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto.

CAR – O Cadastro Ambiental Rural (CAR), criado com o Novo Código Florestal (Lei Federal nº 12.651/2012), é obrigatório e prevê o cadastramento das reservas legais e de áreas de proteção ambiental de todas as propriedades rurais do país.

Para auxiliar os proprietários rurais no cadastramento, o IAP está firmando parcerias com a Secretaria do Estado de Agricultura e Abastecimento, Emater, Incra, Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep) e Ocepar. O objetivo das parcerias capacitar 1,5 mil técnicos na capital e no interior, nos próximos dois meses, para auxiliar o produtor rural no cadastramento de suas propriedades.

Fonte: iap.pr.gov.br

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.

Comentários