Mercado não aceita empresas com DLA

A dispensa de licenciamento deve ser evitada, pois de nada serve ao empresário sério

Fernando de Barros

Cada vez mais empresas têm buscado sua licença ambiental junto aos órgãos competentes, seja por exigência dos clientes, dos bancos – que, para financiar máquinas e equipamentos, exigem-na – ou da Copel, que para ligar ou aumentar a carga de energia elétrica também exige a licença. Além de uma exigência legal, é também muito bom para o meio ambiente, já que a empresa se vê obrigada a adequar suas instalações à legislação, seja zelando pela segregação de seus resíduos e por sua destinação, seja pelo tratamento correto de seus efluentes ou por suas emissões atmosféricas, que devem se limitar ao estrito da lei.

Por outro lado, vemos os órgãos ambientais lotados de pedidos de licenciamentos por conta de todas as exigências já citadas acima, e com seu corpo técnico em geral com limitação de pessoal. Para resolver este represamento de pedidos de licenciamento criaram a “Dispensa de Licenciamento Ambiental, a famosa DLA”, em especial para dispensar de todo o processo de licenciamento as pequenas empresas cujo potencial poluidor seja de pequena monta.

Muitos empresários, mal informados, acharam isto o máximo, já que não precisariam mais se adequar à legislação ambiental e com um simples pedido conseguiriam a sua dispensa de licenciamento, sem ter que fazer nenhum investimento em sua empresa, para não poluir.

O que estes empresários não sabem é que o mercado não aceita este procedimento, pois nenhuma grande empresa com preocupação ambiental comprará de outra empresa sem ter certeza de que ela não é poluidora, pois não quer ter o ônus de ser acusada de estar contribuindo com alguma poluição, já que não tem certeza do procedimento de seu fornecedor.

O mesmo deve acontecer com os bancos, já que financiarão a ampliação ou construção de uma nova empresa sem ter a certeza que os cuidados ambientais foram tomados quanto ao licenciamento ambiental, pois com uma dispensa de licenciamento podem estar entrando em fria, já que poderão mais à frente serem acusados criminalmente de ter contribuído para uma poluição financiada com o dinheiro daquele banco.

A Dispensa de Licenciamento deve ser evitada, pois de nada serve ao empresário sério, apenas dá a sensação àquele que a recebe que levou vantagem em relação aos demais empresários que supostamente foram bobos em lutar e obter seu licenciamento ambiental.

As empresas com DLA vão sendo colocadas de lado pelas empresas sérias e que se preocupam em produzir com cuidados ambientais, até por que todos nós sabemos que toda poluição gera doenças ao ser humano, mesmo que seja uma pequena poluição – e o que não queremos é doença.

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui. 

Comentários