Chinês processa governo devido à alta poluição atmosférica

Ele disse que gastou dinheiro em máscaras, purificador de ar e esteira; 47 indústrias em Pequim já cortaram ou suspenderam a produção

Chinês processa governo devido à alta poluição atmosféricaUm homem que vive em uma cidade encoberta pela poluição no norte da China tornou-se a primeira pessoa no país a processar o governo por não reduzir a poluição do ar. A informação, divulgada na última terça-feira (25) é de um jornal estatal.

Li Guixin, morador de Shijiazhuang, capital da província de Hebei , apresentou a sua queixa a um tribunal distrital, pedindo ao Gabinete Municipal de Protecção Ambiental de Shijiazhuang para “cumprir o seu dever de controlar a poluição do ar de acordo com a lei” , disse o Yanzhao Metropolis Daily.

Guixin também está buscando compensação da agência para os residentes para a poluição sufocante que tomou conta de Shijiazhuang, e grande parte do norte da China, neste inverno.
“A razão que eu estou propondo compensação administrativa é deixar que cada cidadão ver que, em meio a essa névoa, nós somos as verdadeiras vítimas “, disse Li, citado pelo jornal. Não está claro se o tribunal vai aceitar ação de Li.
Seu advogado, Wu Yufen, não quis comentar, dizendo à Reuters que “esta informação é muito sensível”. O tribunal e o bureau de proteção ambiental Shijiazhuang não pôde ser encontrado para comentar o assunto.
Foto Ng Han Guan APLi disse que gastou dinheiro em máscaras faciais, um purificador de ar e uma esteira para fazer exercícios internos em dezembro do ano passado, quando a poluição foi particularmente grave. “Além da ameaça à nossa saúde, nós também já sofremos perdas econômicas, e essas perdas devem ser suportadas pelo governo e os órgãos ambientais, porque o governo é o destinatário de impostos corporativos, é um beneficiário”, complementa.
O Norte da China vem sofrendo a pior crise poluição atmosférica nos últimos meses. Autoridades introduziram inúmeras ordens e políticas e fez inúmeras promessas para limpar o ambiente, mas o problema só parece piorar.
Fábricas
O governo tem investido em projetos e capacitado tribunais para infligir sanções mais duras, mas a aplicação tem sido irregular ao nível local, onde as autoridades muitas vezes dependem dos impostos pagos pelas indústrias poluentes.
O Centro Nacional de Meteorologia elevou o alerta para poluição do norte e do centro da China, com poluição pesada esperado por mais dois dias, segundo a agência de notícias estatal Xinhua.

Pequim tem sido envolta em fumaça por mais de uma semana e em um esforço para reduzir a poluição, 147 empresas industriais em haviam cortado ou suspenso a produção a partir de terça-feira, disse a agência de notícias Xinhua estado. Os moradores da cidade estão ficando com raiva e alarmados.
“É claro que, nos dias em que os níveis de poluição atingir ou mesmo exceder a escala estamos muito preocupados e temos que ver isso como uma crise”, disse Bernhard Schwartlander, representante da Organização Mundial de Saúde na China.
“Há agora evidências claras de que, em longo prazo, os altos níveis de poluição do ar podem realmente causar também câncer de pulmão”, disse ele.
Hebei, uma importante região industrial que circunda Pequim, é o lar de algumas das cidades mais poluídas da China. Shijiazhuang rotineiramente gravou “além do índice” medições de material particulado no início de 2013.
A Academia de Ciências da China identificou a província como uma importante fonte de poluição nociva que pairava sobre Pequim há um ano.
O governo anunciou, em um plano de ação para a Hebei em setembro, que iria proibir novos projetos em certas indústrias, como as instalações de aço e cimento antigas, e reduzir o uso do carvão. A província prometeu cortar a capacidade total de aço por 86 milhões de toneladas, cerca de 40% da produção do ano passado, em 2020. Dados oficiais sugerem que está começando a acontecer.
Fonte: Da Reuters 

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.

Comentários