Poluição sonora também faz mal

Ruído excessivo irrita, nos deixa fora de si. É preciso respeitar a lei

Fernando de Barros

Por sugestão do leitor Mario Camargo, de Maringá, trato, neste artigo, de uma poluição bem conhecida: a Poluição Sonora. Os ruídos acima de determinada intensidade incomodam, irritam e muitas vezes nos deixam fora de si, em especial à noite, quando precisamos dormir. A legislação brasileira, em especial as Normas Técnicas, determina os níveis máximos de ruídos, no período diurno e noturno. Muitas vezes temos indústrias emitindo ruídos que incomodam a vizinhança, se fazendo necessário avaliar com precisão, através de decibelímetros, o nível de ruído próximo às residências para se determinar se a emissão está dentro dos níveis máximos admitidos pela legislação.

Os órgãos ambientais exigem das empresas um laudo de ruído, emitido por profissional habilitado, para avaliação do nível de poluição sonora. Em geral se fazem necessárias adequações nas empresas de forma a reduzir o nível de emissão de ruídos, com a vedação de aberturas, uso de materiais isolantes acústicos para garantir que as emissões para a vizinhança fiquem dentro dos limites legais.

Também são comuns ruídos acima do permitido provenientes de igrejas, gerando intermináveis reclamações. Os templos também se adequar à legislação, promovendo seus cultos sem gerar poluição sonora para os vizinhos. De outro lado temos cidadãos que, talvez com algum tipo de distúrbio de personalidade, têm grande necessidade de serem percebidos pelos outros, e desta forma aumentam o volume do som de seu automóvel, com possantes autofalantes. Para estes, a Polícia Ambiental já está de olho, recolhendo os aparelhos e multando seus proprietários.

Há outros dois tipos de poluição sonora importantes: o de bares, em geral na zona urbana, que geralmente não dispõem de espaço interno suficiente para todos os usuários, fazendo com que parte deles fique do lado de fora do empreendimento, emitindo ruídos acima do permitindo, incomodando a vizinhança. A pergunta que fica é: quem deve ser responsabilizado pelo ruído? O proprietário do negócio ou seus clientes? Respondo com outra pergunta: quem está dando causa ao incômodo? Se aquele bar não existisse o barulho não existiria! Há também o walkman, que injeta em nossos ouvidos som alto às vezes até de boa música, porém nosso aparelho auditivo não foi projetado para suportar tal carga. Somente ao longo do tempo aquele jovem vai perceber lá pelos cinqüenta anos que está ficando surdo, e não sabe o porquê. Poluição Sonora também causa doenças, como as outras formas poluição.

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui

Comentários