O rejeito: como identificá-lo

Na dúvida, coloque o resíduo entre os recicláveis. Os catadores vão saber triá-lo.

Por Fernando de Barros

O novo sistema de coleta seletiva que está sendo implantado em vários municípios brasileiros, por exigência da nova Política Nacional de Resíduos Sólidos, inicia-se com a coleta dos resíduos recicláveis, dos orgânicos e do rejeito.

Primeiro, os produtos recicláveis devem ser separados nas residências e encaminhados para cooperativas de catadores, que fazem a triagem e comercialização desses materiais para a indústria de transformação, onde se tornam novos produtos. Com isto, poupam-se insumos naturais, que podem continuar disponíveis para as futuras gerações.

Os resíduos orgânicos, restos de comida e de frutas, que antes eram enterrados em lixões, poluindo o solo e o lençol freático, agora devem ser encaminhados à compostagem, que é um processo natural realizado por microorganismos aeróbicos digestores da matéria orgânica, transformando-a em adubo.

Mas, afinal, o que é rejeito?

Os rejeitos são resíduos para os quais ainda não há tecnologia ou viabilidade econômica para o seu reaproveitamento ou reciclagem. Por exemplo, os resíduos de banheiro, como papel higiênico usado, absorventes femininos, camisinha e fraldas descartáveis. O que hoje é rejeito, amanhã pode não ser, se houver viabilidade para o reciclagem ou reaproveitamento. Na Inglaterra, foi inaugurada recentemente uma fábrica de reciclagem de fraldas descartáveis.

É bom lembrar que, na cozinha, também são gerados rejeitos, como guardanapos sujos e filme plástico sujo de sangue que envolve a carne que vem do mercado. Para uma boa gestão dos resíduos em casa, uma dica é colocar sobre a pia da cozinha duas pequenas lixeiras – uma para orgânicos e outra para rejeitos.

Muitas pessoas têm dúvidas quanto aos rejeitos. Será que as bandejas de isopor dos mercados são rejeito ou reciclável? E os pacotes de bolachas ou de chips? Todo tipo de plástico é reciclável?

Fica a sugestão: separe o o resto de comida como orgânico, os resíduos do banheiro ou papéis sujos gerados na cozinha como rejeito e coloque todos os demais resíduos no saco de recicláveis. Assim, os recicladores, como profissionais, saberão, na hora da triagem, separar os recicláveis que têm comercialização e o que realmente é rejeito, pois eles entendem do assunto.

Fora os orgânicos e os rejeitos, praticamente tudo é reciclável. Se hoje ainda não é, na próxima semana poderá vir a ser, em função do alto desenvolvimento tecnológico. Os resíduos, agora, têm valor. Mas esse ganho para o meio ambiente e para as futuras gerações só ocorre com as nossas pequenas ações, que juntas garantem melhor qualidade de vida para todos.

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.

Comentários