Restos de agrotóxicos

Devemos tomar os cuidados necessários na hora de abastecer e na hora de lavar os equipamentos com restos de agrotóxicos

por Fernando de Barros

Dentro da atividade agropecuária, os donos e funcionários das fazendas lidam diretamente com equipamentos que contêm agrotóxicos. É o caso dos pulverizadores, sejam eles os costais individuais ou os grandes aplicadores. O que ainda se observa, na maioria das propriedades rurais, é a utilização desses equipamentos sem os cuidados ambientais necessários – não só na hora de abastecer como na hora de lavá-los.

Quando aplicados de forma correta nas várias culturas, os agrotóxicos têm um efeito temporário que acaba por atingir seu objetivo de eliminar as pragas. Com o decorrer do tempo, sua ação se extingue.

Para abastecer tanto os grandes equipamentos quanto os costais individuais, é necessário fazê-lo em local preparado para tal, de forma a evitar que qualquer excesso de agrotóxico infiltre no solo e cause poluição. Da mesma forma, quando os equipamentos são lavados, esta operação deve ser feita em local apropriado, com piso concretado e impermeabilizado, executado com o propósito de conter os efluentes (resíduos) da operação de limpeza e encaminhá-los para o tratamento devido.

Todo efluente da operação de limpeza de equipamentos de agrotóxicos deve ser captado e encaminhado para um sistema de tratamento à base de carvão ativado que, por adsorção, dá condições para que o resíduo final possa ser encaminhado a um corpo hídrico ou infiltrado no solo. Naturalmente, esse resíduo precisa passar por análise laboratorial para confirmar se está nos padrões da Resolução CONAMA 357/05.

Essa preocupação em conter e tratar os resíduos da lavagem de equipamentos de agrotóxicos é recente, e começa a ser adotada por todas as propriedades que desejam licenciar ambientalmente sua atividade e obter a certificação ambiental ISO 14.001.

Se esses resíduos, altamente poluentes, não forem contidos, vão poluir o solo e conseqüentemente o lençol freático, contaminando nossas águas e provocando doenças graves naqueles que a consomem. O efeito aparecerá ao longo dos anos, na medida em que estes defensivos forem se acumulando no organismo das pessoas.

É nosso dever zelar pelo meio ambiente e pela saúde das pessoas – e não devemos nos esquecer disso na hora de abastecer e lavar os equipamentos de aplicação de agrotóxicos. Bom trabalho e até a próxima semana!

 

Comentários