Conscientização da equipe é ponto chave para implantação de Sistema ISO 14.001

No trabalho de implantação da gestão ambiental no grupo Ingá Veículos, que abrange sete concessionárias da Mercedes Benz, estratégia é envolver colaboradores

ISO 14.001O envolvimento da equipe de colaboradores em unidades localizadas em diferentes cidades tem sido um desafio e ao mesmo tempo o ponto chave para a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental pela consultoria da Master Ambiental, responsável por orientar o Grupo Ingá Veículos para o atendimento da Norma ISO 14.001 em sete concessionárias, nos municípios de Maringá, Cascavel, Arapongas e Vitorino, no Paraná, Itajaí e São Miguel do Oeste , em Santa Catarina, e Araçatuba, em São Paulo.

No momento, as principais atividades envolvem a adequação da estrutura para atendimento da legislação ambiental, como licenciamento ambiental das unidades. Todas as ações integram a gestão ambiental em busca da certificação ISO 14.0001.

 Segundo Emerson Tenczena, gerente de qualidade do Grupo Ingá Veículos, as dificuldades para engajar a equipe nas mudanças estão sendo superadas a partir da realização de treinamentos dinâmicos. “Hoje já estamos tendo um Feedback por parte dos colaboradores, o que é muito importante para o desenvolvimento do trabalho”, afirma.

Para ele, a importância do envolvimento dos colaboradores reside no próprio objetivo da implantação do sistema de gestão ambiental. “É necessário transformar a gestão ambiental em vantagem competitiva, o que exige um uso mais racional e produtivo reduzindo os custos” explica.

A ISO 14.001 é reconhecida internacionalmente e tem sido um diferencial para as empresas que busca apresentar suas melhores práticas de gestão ambiental. A norma possui uma série de parâmetros para serem cumpridos em prol da constante melhoria do sistema de gestão ambiental.

Emerson cita as principais vantagens que estão sendo obtidas com o desenvolvimento do trabalho, como melhoria na organização e produção da empresa, redução dos gastos de materiais e os custos de destinação de resíduos sólidos, além da melhoria nos relacionamentos com os públicos como clientes, comunidade e fornecedores.

Para o engenheiro ambiental Augusto Tavares, coordenador do projeto pela Master Ambiental, já foi conquistado um comprometimento por parte da equipe de colaboradores. “É por conta desse ambiente saudável as mudanças necessárias vão acontecer com naturalidade”, analisa.

Ele destaca que é justamente a divulgação da Política Ambiental, que sintetiza publicamente o compromisso ambiental da empresa, a responsável por melhorias no relacionamento com públicos externos. Além de requisito para a implantação do sistema de gestão ambiental, a divulgação da política ambiental no site rendeu elogios por parte de clientes e fornecedores. “Hoje, todos podem acessar ao site institucional da Ingá Veículos”, comenta Augusto Tavares.

Augusto acrescenta outro fator importante para o sucesso da implantação do sistema pela consultoria da Master Ambiental. Graças à localização de escritórios regionais em pontos estratégicos nos estados de Santa Catarina, próximo a Concessionária de Itajaí, e no Oeste do Paraná, próximo às concessionárias de Vitorino, Cascavel e São Miguel do Oeste, a equipe da Master Ambiental consegue atender às necessidades e particularidades de cada concessionária, com a realização de visitas com uma frequência mínima mensal.

Conheça mais sobre a Consultoria da Master Ambiental – Clique aqui

Comentários