Prepare-se para as mudanças na ISO 14001

Workshop promovido pela I9Gestão, parceira da Master Ambiental especialista na implantação de Sistemas de Gestão, esclarece as principais alterações na nova versão da 14001, prevista para ser publicada em Setembro de 2015
ISO 14001Para ficar antenados com as exigências, responsáveis das empresas que precisam demonstrar sua conformidade de gestão da qualidade e de gestão ambiental não podem deixar de se atualizar quanto a nova versão da norma ISO 14001 para implantação de Sistema de Gestão Ambiental.

A norma está em revisão, assim como a ISO 9001 para Sistema de Gestão da Qualidade. A previsão é que seja publicada em Setembro de 2015. Para transição, a partir de março de 2017, nenhuma certificação iniciada na versão antiga será aceita e os certificados perdem validade em setembro de 2018.
“A nova norma vai exigir mais coerência e iniciativa das empresas”, afirma Cleverson Forato, o consultor e auditor líder da I9Gestão, que ministrou no ultimo dia 26 de março em Londrina o Workshop “ISO 9001 e ISO 14001 VERSÃO 2015 – Detalhes sobre as principais mudanças, baseado nas versões DIS”.
Isso não quer dizer que vai ser mais difícil de implantar. Pelo contrário, a tendência é que facilite a implantação, pois importará mais o processo de mudança, que gera valor para a empresa.
“Não tem como vender implantação de um SGA com um cronograma padrão, será necessário e prudente realizar um diagnóstico antes”, alerta o consultor e auditor. Uma alteração conceitual na nova versão será o foco conferido ao contexto da organização. “É necessário olhar não só se o fornecedor tem licença, mas será que está cumprindo com as condicionantes ambientais?” exemplifica Forato.
Será necessário imprimir no sistema uma visão do negócio, muito próxima da direção da empresa. “A ISO vai ganhar relevância, pois a nova norma determina que as empresas precisam entender o seu contexto!”, alerta.
Outras mudanças importantes foram apresentadas, como um destaque maior para uma abordagem preventiva de gestão de risco. Será necessário também um maior foco nas partes interessadas. A documentação das informações será mais adaptada às novas tecnologias, sem necessidade de um procedimento assinado para situações que não precisem dessa formalidade.

Para Maria Isabel Gonçalves Ramos, Coordenadora de Controladoria da Expoara, Centro de Eventos localizado em Arapongas, Paraná, o Workshop foi importante para ela se atualizar. Como trabalha no único Centro de Eventos certificado conforme a ISO 9001 e ISO 14001 do país, estar atenta às mudanças é imprescindível, pois as certificações agregam valor à imagem das feiras promovidas pela Expoara, que têm amplitude internacional. “A nova norma será mais ampla, acho que vai facilitar ao aproximar a alta administração ao trabalho da ISO, pois é a Direção que traz as condições ao processo e precisa estar junto com a equipe”, conclui.Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.

Comentários