Retificadora londrinense recebe Selo Verde Master Ambiental

Sistema de tratamento de efluentes inovador vai permitir o reuso da água

Retificadora londrinense recebe Selo Verde Master AmbientalEspecialista no recondicionamento e recuperação de motores para veículos automotores, a Retífica Tietê, de Londrina, Paraná, recebeu o Selo Verde Master Ambiental, com o objetivo de adequar seu processo produtivo a conceitos sustentáveis e demonstrar essa opção para seu público externo.

Para obtenção do Selo Verde Master Ambiental, a empresa passa por etapas que incluem o diagnóstico e avaliação de impactos ambientais, além de se comprometer em realizar adequações recomendadas pela consultoria.

A retificadora, que atende os estados do Paraná e São Paulo e conta com 150 funcionários, também realiza remoção, instalação e revisão de motores, reparos em sistemas elétricos, lavagem, solda de peças, revisão de bombas, bicos e unidades injetoras.

“Os responsáveis pela retificadora mostraram-se bem empenhados na resolução das questões ambientais”, comenta a engenheira ambiental e analista da Master, Anelise Passerine de Castro. De acordo com ela, no caso da retificadora, foram analisados principalmente os seguintes aspectos ambientais: emissão atmosférica; geração de resíduos sólidos; consumo de energia; consumo de água; armazenamento de produtos químicos. “São quesitos obrigatórios pela legislação”, ressalta.

O principal aspecto considerado para emissão do Selo Verde Master Ambiental foi o tratamento dos efluentes, ou resíduos líquidos, gerados no processo produtivo. A engenheira explica que a maioria das atividades executadas envolve a utilização de produtos como óleos, lubrificantes, desengraxantes, anticorrosivos e tintas. Por consequência, após a utilização desses produtos, são gerados efluentes com as mesmas propriedades oleosas – e poluentes.noticia-selo-verde-retificadora

Por conta da alta carga poluidora, o gerenciamento correto dos efluentes é etapa essencial para adequação ambiental. Por isso, está em implantação na empresa m sistema compacto de tratamento de efluentes, que será composto por uma caixa separadora de água e óleo, com o objetivo de conter a carga oleosa. O sistema também vai realizar o tratamento físico-químico, cujo projeto está em desenvolvimento pela Ecoracional, empresa especializada, para possibilitar o reuso da água tratada.

A estação de tratamento será inserida em um local estratégico, logo após a caixa separadora e próximo da lavagem de motores com produtos químicos, atividade que mais gera efluentes. Após passar pelo processo de decantação, a água, antes contaminada pela lavagem de motores, será tratada e estocada em duas caixas d’água. A água será novamente utilizada no processo de lavagem das peças.

O investimento com o sistema de tratamento de efluentes será compensado em até dois anos, pois o custo com a destinação do efluente por empresa terceirizada ao longo desse período seria mais oneroso que o tratamento feito no próprio local, além do benefício com a economia de água.

Conforme a gerente da Retífica Tietê, Daniele Fernanda Faggião, há dois principais benefícios oriundos do Selo Verde Master Ambiental: os ganhos ambientais e o aumento da competitividade no mercado. “Os custos irão diminuir com o sistema e o Selo Verde também transmite nossa preocupação ambiental”, conclui a gerente.

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.

 

Comentários