Tear Escola de Negócios adere ao Selo Verde Master Ambiental

Conscientização ambiental de funcionários e alunos e economia de papel são práticas sustentáveis já adotadas

selo verdeLocalizada em Balneário Camboriú, Santa Catarina, a Tear Escola de Negócios, que oferece formação e capacitação a profissionais para gestão empresarial, é parceira da Master Ambiental desde agosto de 2012. Um dos objetivos da parceria em 2013 é a obtenção pela Tear do Selo Verde Master Ambiental, o que indicará a inclusão e consolidação de práticas sustentáveis nas atividades cotidianas da instituição.

Para a concretização dessa meta, a Coordenadora Pedagógica e Designer Instrucional de Educação Corporativa, Fernanda Benvenuti, afirma que a consultoria ambiental tem se mostrado bastante eficiente. “A Master nos mostrou os benefícios, as facilidades e os resultados que obteremos com o Selo Verde”, comenta.

A principal função do Selo Verde no caso da Tear Escola de Negócios será indicar ao público da instituição de ensino que ali há um diferencial em sustentabilidade, além de atestar a conformidade com a legislação ambiental vigente. Para essa análise, são consideradas as características e finalidades particulares da prestação de serviços em ensino.

O processo de obtenção do Selo Verde ganhou força com a distribuição de uma apostila para conscientização de funcionários e estudantes da Tear. A partir dessa simples ação, segundo a coordenadora, a ideia começou a se espalhar. “As práticas ambientais não só são bem aceitas e elogiadas pelos alunos, mas eles já têm as incluído nas empresas que gerenciam”, revela.

A redução de energia elétrica e água, além do gerenciamento de resíduos sólidos, com a separação na fonte por todos que frequentam a escola, estão entre os conceitos preconizados internamente. O processo para obtenção do Selo Verde também busca mitigar os impactos ambientais gerados pela atividade da instituição.

Um exemplo é a economia de papel. A instituição optou pela impressão consciente, com o uso de rascunhos e a disponibilização de materiais acadêmicos em via eletrônica.

A engenheira ambiental e analista da Master Ambiental em Balneário Camboriú (SC), Karin Kurtz, tem acompanhado de perto a certificação da Tear e afirma que algumas mudanças revelam o bom nível de consciência ambiental por parte da direção da instituição, o que é essencial para o cumprimento da legislação ambiental e envolvimento dos colaboradores e alunos. “Comportamentos simples como a economia do papel, de água e energia, além de serem bons para o meio ambiente, também contribuem com a redução de custos”, destaca Karin.

Para a Coordenadora Fernanda Benvenuti, sustentabilidade significa alinhar as atividades da escola aos princípios da qualidade, seriedade, respeito ao próximo e preocupação com o futuro. “Nós, da área da educação, temos a responsabilidade de dar o exemplo e trabalhar a educação ambiental com os alunos”, conclui.

Saiba mais sobre o Selo Verde Master Ambiental, clique aqui.

Comentários