Construção Sustentável

O que é construção sustentável?

O setor da construção civil, importantíssimo motor do crescimento econômico, é uma das atividades de maior potencial de impacto negativo ao meio ambiente.

Tomando como base o ciclo de vida das matérias primas, influencia significativamente no consumo de recursos naturais e energia, desmatamento e emissão de gases de efeito estufa.  Segundo o Conselho Internacional de Construção, a construção civil é geradora de cerca de 50% dos resíduos sólidos gerados pelas atividades humanas.

Por sua vez, uma nova e forte tendência no mercado imobiliário que representa uma mudança de paradigma para a construção civil e agrega rentabilidade aos empreendimentos: a construção sustentável.

A construção sustentável implica em construir segundo um conjunto de técnicas e métodos construtivos que reduzem os impactos negativos e potencializam os impactos positivos, desde a fase de elaboração dos projetos até a execução das obras e a manutenção dos empreendimentos.

Algumas características de construções sustentáveis são:

  • Uso racional de água;
  • Adoção de materiais sustentáveis;
  • Escolha de terreno sem passivos ambientais.

A primeira vista, investir em construção sustentável parece mais caro, porém o retorno financeiro é vantajoso por conta dos altos preços da venda ou aluguel destes imóveis e devido à redução de custos operacionais a médio e longo prazo.

Os chamados Edifícios Verdes ou Prédios Verdes são avaliados e recebem selos com a utilização de métodos e padrões internacionais para a validação do desempenho ambiental da construção.

Como a Master Ambiental pode ajudar?

A Master Ambiental possui equipe com conhecimentos sólidos e experiência em construção sustentável e uma rede de parceiros especializados, para orientar e apoiar o projeto de certificação LEED, GBC Casa, GBC Condomínio, AQUA-HQE e PBE Edifica.

Certificação LEED

O sistema LEED funciona com adesão voluntária e avalia o desempenho ambiental de um empreendimento dentro de diversas tipologias. A conquista do selo é uma confirmação de que os critérios de desempenho foram alcançados, como, por exemplo, em economia de energia, água, redução de emissão de CO2, qualidade interna dos ambientes, uso de recursos naturais, entre outros.

GBC Casa e GBC Condomínio

Uma construção sustentável apresenta benefícios econômicos, sociais principalmente ambientais. Construir uma residência sustentável é levar a sustentabilidade para a moradia. Casas sustentáveis oferecem maior qualidade de vida para seus moradores.

AQUA-HQE

Para conseguir a certificação AQUA-HQE é necessário o cumprimento dos critérios dos Referenciais de Certificação que são adaptados para cada tipologia de empreendimento.

São realizadas três auditorias ao longo do desenvolvimento do empreendimento para verificar se os critérios solicitados foram atendidos. As auditorias são realizadas pela Fundação Vanzolini e são divididas em Fase Pré-Projeto, Fase Projeto e Fase Execução.

PBE Edifica

O programa PBE EDIFICA – Etiquetagem do Nível de Eficiência Energética em Edifícios foi desenvolvido pela PROCEL– Programa de Conservação de Energia Elétrica que é ligado ao MME – Ministério de Minas e Energia do Brasil.

Esse processo de certificação de edifícios foi publicado em 2009 para incentivar e regulamentar os níveis de eficiência energética em edifícios novos ou existentes, comerciais, residenciais, públicos ou privados.