Consultoria para implantação de Coleta Seletiva em Municípios

Consultoria para implantação de Coleta Seletiva em Municípios

 A Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei nº 12.305/2010) implica em uma mudança de paradigma para que governos e sociedade centrem esforços no gerenciamento de resíduos sólidos.

A solução para os resíduos requer a implantação de sistemas de coleta de resíduos sólidos previamente segregados.

A legislação distingue resíduos sólidos de rejeito, que são os resíduos sem viabilidade técnica ou econômica para reaproveitamento ou reciclagem.

Ou seja, apenas os rejeitos devem receber disposição final ambientalmente adequado em aterro sanitário.

Para tanto, a coleta seletiva, que conta com a prévia segregação dos resíduos na fonte, é instrumento fundamental para minimizar os rejeitos aterrados e promover o máximo reaproveitamento e reciclagem.

A Coleta Seletiva nos Municípios

De acordo coma legislação, prioritariamente os municípios devem incluir a participação de cooperativas ou outras formas de associação de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis formadas por pessoas físicas de baixa renda.

Todos os municípios devem implantar a disposição final ambientalmente adequada de rejeitos e promover o máximo reaproveitamento e reciclagem dos resíduos. A Master Ambiental recomenda o modelo de coleta seletiva que incentiva a segregação dos resíduos domiciliares em três tipologias: recicláveis, orgânicos e rejeitos.

rejeito reciclável orgânico

Aproximadamente 31,9% é material reciclável, como metais, papel, plástico e vidro, 51,4% matéria orgânica e 16,7% outros materiais (IBGE,2010, IPEA 2012). Desse modo, a compostagem é a forma ambientalmente adequada para destinação dos resíduos orgânicos.

A disposição final segura ficaria então apenas para a menor fração dos resíduos gerados, o que diminuiria o impacto ambiental e aumentaria a vida útil dos aterros sanitários.

Benefícios da Coleta Seletiva

Em que pese a coleta seletiva promover significativos benefícios ambientais, sociais, econômicos e de saúde pública, são inúmeros os desafios a serem superados, como deficiências estruturais e ausência de uma cultura de gerenciamento de separação dos resíduos. Apenas 17% dos municípios brasileiros operam sistemas de coleta seletiva (CEMPRE, 2014).

A Master Ambiental possui experiência em fornecer consultoria, planejar e apoiar municípios de pequeno e médio porte na implantação de seus sistemas de coleta seletiva de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

As experiências com sucesso nos municípios  paranaenses de Mauá da Serra, Ibiporã e Ibiaiti, demonstram a viabilidade do modelo instituído pela legislação.

lixao-site

Em conjunto com diversas secretarias da administração municipal e de forma a promover a participação da sociedade, a consultoria para implantação de coleta seletiva municipal implica em um processo. Neste processo são definidas estratégias para um modelo que contemple as diversidades e especificidades de cada município, trabalhando aspectos técnicos, educacionais e jurídicos para uma coleta seletiva adequada à PNRS, além de realizar um diagnostico operacional e um monitoramento dos resultados da coleta seletiva.

A implantação da coleta seletiva envolve toda a cidade em uma mudança de hábitos. Enquanto serviço público essencial, de sua competência, cabe à administração do Município promover essas mudanças e perpetuar os resultados obtidos.

Como  Master Ambiental pode te ajudar?

A Master Ambiental conta com uma equipe preparada para elaborar e acompanhar a execução de projetos de implantação de coleta seletiva. A ampla campanha de comunicação para conquistar a participação da população na coleta seletiva merece destaque.

Entre em contato, tire suas dúvidas e solicite já um orçamento!

Conheça os projetos de coleta seletiva desenvolvidos coma consultoria da Master Ambiental

  • Novo Sistema de Coleta e Separação do Lixo de Ibiporã – PR: “Solução ambiental para o lixo de uma cidade” (2009/2010)

ibipora-lixao-2ibiporã1 ibipora2

  • Coleta Seletiva de Mauá da Serra – PR: “Vamos separar o lixo, meu povo” (2011)

coleta-maua-1  coleta-maua coleta-maua-2

  • Coleta Seletiva de Ibaiti – PR: “ A sua atitude faz a diferença” (2012)

coleta-ibaiti-2     ibaiti-2      ibaiti-1