Laudo Hidrológico / Laudo de Enchente

O que é um Laudo Hidrológico/ Laudo de Enchente?

Laudo hidrológico ou laudo de enchente é um estudo no qual é avaliado um local e suas características em relação aos rios, arroios com vazões, altura de nível e áreas de inundações.

Qual o objetivo do Laudo Hidrológico?

Na maioria das vezes, as organizações realizam esse estudo antes da compra ou locação de um imóvel ou terreno, para analisarem e avaliarem as características do local e planejar as ações necessárias.

Os objetivos de um Laudo Hidrológico ou Laudo de enchente são diversos, podendo ser realizado para:

  • Avaliar risco de inundação do local e promover o planejamento adequado da ocupação do solo e o desenvolvimento de projetos de contenção;
  • Averiguar a disponibilidade hídrica para captação de água em rios;
  • Avaliar e definir parâmetros de lançamento de efluentes em corpos d’água. Para essa avaliação de lançamento de efluentes é analisado as vazões mínimas nas épocas de estiagem, buscando conferir se irá comportar a quantidade de efluentes tratados que serão lançados. É importante que o corpo hídrico tenha capacidade de diluir o efluente a fim de que a concentração final dos elementos não prejudique a fauna e flora do local;
  • Planejar a irrigação de atividades agrícolas;
  • Conhecer o potencial hidroelétrico de uma bacia hidrográfica ou de um rio;
  • Planejar as obras de drenagem de um loteamento ou cidade.

Que Lei regulamenta estes estudos?

Este estudo normalmente é solicitado por órgãos municipais ou estaduais. Geralmente é disponibilizado um termo de referência que deve ser seguido conforme cada situação.

Como a Master Ambiental pode ajudar?

A Master Ambiental possui uma equipe multidisciplinar que pode atuar diretamente na avaliação hidrológica do seu imóvel ou terreno, produzindo um laudo com as informações técnicas necessárias para o planejamento de suas atividades.

Entre em contato, tire suas dúvidas e solicite já um orçamento!