Programa de Educação Ambiental (PEA) Estratégico
para a mitigação de impactos junto à comunidade

Elaboramos seu plano de educação ambiental conforme a Lei nº 9.795/1999, para colaboradores e para a comunidade afetada.

Eng. Fernando de Barros, responsável técnico – CREA RJ 27.699/D
Atuação em consultoria ambiental desde 2005.

O que é educação ambiental?

De acordo com a Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795/1999), educação ambiental consiste em processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, qualidade de vida e sustentabilidade.

Existem diferentes perspectivas e concepções de Educação Ambiental, cuja identidade exibe diversidade e pluralidade tanto na educação formal quanto não formal.

Qual é o papel das empresas na educação ambiental?

Cabe às empresas, entidades de classe, instituições públicas e privadas, promover programas de educação ambiental para trabalhadores, visando ao controle e melhoria do ambiente de trabalho e dos processos produtivos que impactam o meio ambiente (Lei nº 9.795/1999).

Quem exige o Programa de Educação Ambiental, PEA?

No contexto do licenciamento ambiental, o papel da educação ambiental costuma ser o de mitigar impactos do empreendimento.

São exigidos pelos órgãos ambientais tanto um programa voltado ao treinamento e capacitação dos colaboradores como outro programa focado na comunidade afetada pelo empreendimento.

A Master Ambiental é responsável pelos seguintes projetos:

  • Plano de Educação Ambiental e implantou o Circuito de Educação Ambiental do Jardim Botânico de Londrina.
  • Elaborou o projeto de educação ambiental e Trilha Ecológica do Catuaí Maringá.
  • Planos de educação e campanha para implantação da coleta seletiva no Município de Ibiporã – PR.
  • Planos de educação e campanha para implantação da coleta seletiva no Município de Mauá da Serra – PR.
  • Planos de educação e campanha para implantação da coleta seletiva no Município de Ibaiti – PR.
  • Plano de Educação Ambiental em mitigação aos impactos da implantação do Shopping Boulevard em Londrina – PR.
  • O Plano de Educação Ambiental para mitigação de impactos de projeto de alteração viária em Maringá – PR.
  • O Programa de Educação Ambiental que compõe o PBA – Plano Básico Ambiental do Aeroporto de Viracopos, em Campinas – SP.
  • O Programa de Educação Ambiental do Relatório Ambiental Preliminar para regularização da Ecoponte.

Como a Master Ambiental pode ajudar?

A Master Ambiental possui equipe especializada e multidisciplinar capacitada para elaborar, planejar e executar planos, projetos e programas de educação ambiental.

Leia também

Resumo do serviço

Programa de Educação Ambiental (PEA)

Entregável
Plano ou Programa de Educação Ambiental com ações de treinamento e capacitação dos colaboradores e de sensibilização da comunidade afetada pelo empreendimento.
Quando se aplica
Mitigação de impactos no âmbito do licenciamento ambiental; programas voltados a colaboradores da empresa e à comunidade afetada.
Exigência
Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795/1999); exigido pelos órgãos ambientais como medida de mitigação no licenciamento.
Responsável técnico
Eng. civil Fernando de Barros, registrado no CREA, com equipe multidisciplinar.

Passo a passo

Como a Master Ambiental elabora o seu Programa de Educação Ambiental

A Master Ambiental já elaborou e executou planos e programas de educação ambiental para diversos empreendimentos, com equipe especializada e multidisciplinar.

01

Diagnóstico

Identificação dos impactos do empreendimento e do público a ser atendido pelo programa.

02

Programa para colaboradores

Estruturação das ações de treinamento e capacitação dos colaboradores.

03

Programa para a comunidade

Estruturação das ações de sensibilização e educação ambiental voltadas à comunidade afetada.

Autoridade técnica

Por quê escolher a Master Ambiental?

Plus Plus 5.582

Projetos Executados

Plus Plus 1.483

Clientes Atendidos

Plus Plus 1.429

Licenças e Estudos

Plus Plus 20

Anos de Experiência

Check Check

Equipe técnica multidisciplinar com técnicos especializados.

Check Check

Responsável técnico: eng. civil Fernando de Barros, registrado no CREA.

Check Check

Experiência com todos os portes de empreendimento.

Check Check

Clientes de referência como Carrefour, Braskem, brMalls e SESI.

Fale com um especialista

Pronto para aprovar seu empreendimento?

Fale com um dos nossos consultores, tire suas dúvidas e solicite um orçamento personalizado, sem compromisso.

Resposta da equipe técnica em até 1 dia útil · Atendimento em todo o Brasil

Tire suas dúvidas

Perguntas frequentes sobre o serviço

É o conjunto de ações voltadas ao desenvolvimento de um processo de educação ambiental, com base na Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795/1999), pelo qual indivíduos e coletividades constroem valores, conhecimentos, habilidades e atitudes voltados à conservação do meio ambiente e à sustentabilidade.

A Lei nº 9.795/1999 estabelece que empresas, entidades de classe e instituições públicas e privadas devem promover programas de educação ambiental para seus trabalhadores. No âmbito do licenciamento, porém, ele costuma ser especificamente exigido pelos órgãos ambientais como medida de mitigação para empreendimentos com potencial de impacto significativo.

Não. Os órgãos ambientais costumam exigir dois programas complementares: um voltado ao treinamento e capacitação dos colaboradores, e outro focado na comunidade diretamente afetada pelo empreendimento.

São programas distintos, mas frequentemente trabalhados em conjunto: o PEA foca na conscientização e formação de valores ambientais junto a colaboradores e comunidade, enquanto o PCS (Programa de Comunicação Social) cuida especificamente dos canais de diálogo e relacionamento entre o empreendedor e os públicos de interesse.

Sim. O Programa de Educação Ambiental frequentemente compõe o escopo do Plano Básico Ambiental (PBA) de grandes empreendimentos, mas também pode ser exigido separadamente, como no caso de Relatórios Ambientais Preliminares para regularização de obras já existentes.

Variam conforme o empreendimento, mas incluem desde a estruturação de circuitos e trilhas de educação ambiental e campanhas de conscientização para implantação de coleta seletiva em municípios, até programas de sensibilização vinculados a mudanças viárias.

© Master Ambiental - Todos os direitos reservados
Master Ambiental
Criado por: Omega7 - Marketing Digital | Criação de Sites | Lojas Virtuais
error: Conteúdo Protegido!!