Relatório de Impacto de Trânsito

Conforme a legislação municipal, além do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) ou como parte do próprio EIV, o Poder Público Municipal poderá exigir um estudo específico denominado Relatório de Impacto de Trânsito ou Relatório de Impacto de Tráfego (RIT), também chamado de Estudo de Impacto de Trânsito (EIT).

O objetivo deste estudo, realizado por profissionais habilitados com a respectiva ART, é conhecer, avaliar, quantificar e delimitar o alcance dos impactos da implantação do empreendimento no sistema viário e determinar as medidas mitigadoras necessárias para garantir a qualidade da circulação urbana no local.

Assim, o RIT permite quantificar o grau de suficiência para acomodar os volumes de trânsito existentes e previstos, a fim de garantir medidas que asseguram o escoamento daqueles volumes em condições aceitáveis.

Entre outros itens, o RIT contempla a avaliação sobre o número máximo de veículos que pode passar por uma determinada faixa de tráfego ou trecho de uma via durante um período de tempo estipulado e sob as condições existentes da via e do trânsito. É fundamental que seja realizada a coleta de dados em campo, com a realização de contagem de tráfego, para traçar o diagnóstico e assim determinar o prognóstico com ou sem o tráfego adicionado pelo empreendimento.

Os estudos da Master Ambiental são feitos por equipe multidisciplinar. A responsabilidade técnica é do eng. civil Fernando de Barros, que possui grande experiência no mercado da construção civil e atua na consultoria ambiental desde 2005.

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