Rio ganha página na internet para acompanhar a evolução da mobilidade urbana

mobilidade urbana

A capital fluminense é uma das cidades brasileiras avaliadas na seção Acompanhe a Mobilidade, recém-lançada pelo portal Mobilize Brasil. Na página é possível saber tudo sobre a situação presente dos transportes na cidade e entender como andam os projetos de mobilidade urbana sustentável (BRTs, VLTs, teleféricos, trens, metrô, ciclovias e calçadas) previstos para os próximos anos.

“A seção é o resultado de um trabalho árduo de meses de garimpo e consolidação de dados que envolveu minha dedicação pessoal e de toda a equipe do Mobilize, na busca de informações dispersas e algumas até controversas”, explica Ricky Ribeiro, criador e diretor do portal.

A seção Acompanhe a Mobilidade foi concebida na forma de gráficos e tabelas, para que as informações estejam acessíveis de forma direta e objetiva. Na página principal o leitor tem acesso a vários indicadores de mobilidade, com comparações entre as cidades brasileiras. São dados como:

  • estrutura cicloviária;
  • metrô;
  • ônibus acessíveis;
  • custo da tarifa de ônibus;
  • calçadas;
  • rampas para cadeirantes;
  • arborização;
  • existência de placas de ruas;
  • quantidade de viagens motorizadas;
  • emissão de poluentes por veículos;
  • mortes no trânsito, e outras informações de cada cidade.

Por enquanto, a seção reúne dados de Manaus, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador, Brasília, Goiânia, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Cuiabá, Curitiba e Porto Alegre, além de dados parciais de Campo Grande e Florianópolis.

O portal Mobilize Brasil pretende ampliar gradativamente a abrangência da seção, até atingir as capitais e principais cidades do país.

A ideia, segundo Ricky Ribeiro, é estimular a participação de voluntários em todo o Brasil para gerar um mapa nacional da mobilidade urbana sustentável. “Os números que levantamos, já mostram, por si, que caminhamos para uma situação caótica, e que em breve seremos ilhas isoladas num mar de carros, caminhões e ônibus. Se desejamos reverter este quadro, é necessário que cada cidadão atue para melhorar as condições de circulação de pedestres e estimular os investimentos em transportes coletivos nas cidades”, conclui o diretor do Mobilize.

Conheça a seção Acompanhe a Mobilidade no endereço, clique aqui.

Sobre o Mobilize Brasil

O Mobilize Brasil é um movimento em prol da mobilidade urbana sustentável, conceito que envolve a implantação de sistemas sobre trilhos, como metrôs, trens e bondes modernos (VLTs), ônibus “limpos”, com integração a ciclovias, esteiras rolantes, elevadores de grande capacidade. E soluções inovadoras, como os teleféricos de Medellín (Colômbia), ou sistemas de bicicletas públicas, como os implantados em Copenhague, Paris, Barcelona, Bogotá, Boston e várias outras cidades mundiais. www.mobilize.org.br

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.

Comentários