noticia-gestao-de-residuos-naturais

Empresário, você administra o uso de recursos naturais?

Empresário, você administra o uso de recursos naturais?O termo é longo e por vezes provoca cara feia – acompanhada de desinteresse – em muitos empresários. Fazer a gestão de recursos naturais consiste em utilizá-los de maneira eficiente e racional. A impressão, no entanto, é de que apenas em complexos industriais e grandes empresas a preocupação com o meio ambiente deve integrar a gestão. Tem-se a percepção de que não se tem nada a ver com isso, o que revela o desconhecimento de que administrar o uso de recursos naturais é tarefa de todos. Leia mais

[Novo E-book] 14 Motivos para investir em uma Consultoria Ambiental

e-book-motivos-livro-2

 

Uma consultoria ambiental pode trazer mais benefícios do que você imagina. Listamos apenas 14 benefícios que podem ajudar você a refletir melhor a importância de ter uma empresa de consultoria ambiental por perto!

Tem dúvidas na contratação? Confira alguns benefícios para o seu negócio! Baixe o e-book gratuito!

Leia mais

noticia-oportunidade-sustentavel

Crise, e a sustentabilidade com isso?

Sustentabilidade ganha vez para reduzir custos e aumentar eficiência

Crise, e a sustentabilidade com isso?Matéria publicada no Valor Econômico em 22 de setembro destacou a importância das empresas contarem com profissionais de sustentabilidade, estratégicos no cenário de crise em que se encontra o país, especialmente com problemas hídricos e energéticos.

E por que será? Justamente porque os investimentos em sustentabilidade podem significar redução de desperdícios, aumento da eficiência operacional, redução de custos e incremento da lucratividade, além de motivação e bem estar de colaboradores e maior satisfação de partes interessadas e redução de conflitos com vizinhos e populações afetadas.

Leia mais

noticia-sos-mata-atlantica

O que você faz para ajudar a preservar o meio ambiente e aumentara qualidade de vida?

noticia-sos-mata-atlanticaO que você faz por um mundo mais verde? Tem quem separe o lixo, aqueles que só consomem orgânicos e as pessoas que criaram um sistema de captação de água da chuva em casa. Tem também quem faça tudo isso e mais um pouco. São pequenos gestos que mostram como valorizamos o meio ambiente, melhoramos nossa qualidade de vida e que são o tema da nova campanha da SOS Mata Atlântica.

Leia mais

noticia-principio-do-equador-site

Entenda como os Princípios do Equador influenciam seu negócio

Como os Princípios do Equador influenciam seu negócioLançar o olhar dos bancos sobre os impactos socioambientais dos empreendimentos para os quais concedem crédito. Esse é o objetivo dos Princípios do Equador, que reúne políticas e diretrizes de gestão socioambiental para financiamentos.

Os critérios baseiam-se nas normas da International Finance Corporation (IFC), subsidiária do Banco Mundial, que norteia as instituições financeiras em países em desenvolvimento.

Leia mais

noticia-polo-gesseiro

Master Ambiental atua no polo gesseiro de Pernambuco

Com o apoio do programa Sebraetec, do Sebrae, grupo de empresas da cadeia produtiva do gesso recebe consultoria ambiental 
noticia-polo-gesseiroEmpresas instaladas no sertão de Pernambuco, polo da produção nacional de gesso, recebem a consultoria da Master Ambiental para elaborar Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) e Inventários de Gases de Efeito Estufa (GEEs).
Ao todo são 33 empresas situadas nos municípios de Trindade, Araripina, Ouricuri e Ipubi, que atuam em três segmentos da cadeia produtiva do gesso: mineração; calcinação e fabricação de placas de gesso. A produção no sertão nordestino representa aproximadamente 95% de todo gesso comercializado no Brasil.

Leia mais

noticia-carros-economicos-curitiba

Curitiba comemora sucesso de projeto com carros elétricos

carros elétricosConcretizado há apenas dois meses, o projeto Ecoelétrico já apresenta resultados dignos de comemoração para Curitiba. Com a proposta, foi implantada a utilização de carros elétricos no município, mudança responsável pela redução de quase duas toneladas de CO2 que seriam liberadas na atmosfera.

Leia mais

cisterna-ing-veculs-Site

Grupo Ingá Veículos recebe prêmio nacional de Responsabilidade Ambiental da Mercedes Benz

Captação de água de chuva foi destaque dentre as ações de sustentabilidade da Concessionária Dulex Veículos, de São Miguel do Oeste, SC

Responsabilidade AmbientalA concessionária Dulex Veículos, instalada em São Miguel do Oeste, Santa Catarina, do grupo Ingá Veículos, recebeu o prêmio nacional de Responsabilidade Ambiental da Mercedes-Benz, em cerimônia ocorrida no último dia 12, em Santiago, no Chile.

O prêmio reconhece as concessionárias da Mercedes Benz que adotam práticas de sustentabilidade em convergência com o desenvolvimento dos negócios. A empresa de consultoria Master Ambiental é parceira do grupo Ingá Veículos na implantação do sistema ISO 14.001 em sete concessionárias, inclusive a premiada Dulex Veículos.

Leia mais

noticia-palestra-ponta-grossa

Fernando Barros fala sobre sustentabilidade em Fórum Empresarial de Ponta Grossa

“Como tornar sua empresa sustentável e ainda ganhar dinheiro” é o tema da palestra realizada nesta quarta-feira (5)

sustentabilidade O responsável técnico da Master Ambiental, engenheiro civil Fernando Barros, especialista em Planejamento e Gestão Ambiental e mestre em Engenharia de Edificações e Saneamento, profere palestra sobre sustentabilidade nesta quarta-feira (5), a partir das 19:30 horas, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (Acipg), Paraná.

A palestra tem como objetivo demonstrar a importância de as empresas adotarem critérios de sustentabilidade como uma maneira de contribuir com o aumento da qualidade de vida. Além disso, “Quero mostrar que ser sustentável é, também, uma oportunidade empresarial de se ganhar dinheiro”, garante Barros.

Leia mais

cocamar-2011 ap1

Inventário de emissões de gases mostra importância de eficiência energética

Energia foi a principal causa das emissões no complexo industrial da Cocamar, em Maringá – PR

Inventário de emissões de gasesQuando a Master Ambiental realizou o inventário de Gases de Efeito Estufa (GEEs), um diagnóstico que quantificou as emissões de gases causadores do efeito estufa pelas atividades do Complexo Industrial da Cocamar de Maringá, PR, o consumo de energia apareceu como a principal responsável pelas emissões.

O trabalho da consultoria foi contratado voluntariamente isto é, não se tratou de uma obrigação leal, mas de uma iniciativa que demonstra a preocupação ambiental da Cocamar.

Com metodologia baseada no GHG Protocol, ferramenta amplamente utilizada no âmbito internacional, o inventário, realizado durante três meses em 2011, tomou como ano base as emissões do ano de 2010.

Leia mais