noticia-construcao-sustentavel-bueiros

Conheça os benefícios ambientais da manta de proteção de boca de lobo

Além de filtrar sedimentos e impedir que cheguem aos rios, a medida é simples e compõe requisito fundamental para a certificação LEED

proteção de boca de loboUma medida que no mínimo todas as grandes obras deveriam adotar para controle de erosão e sedimentação, ainda é pouco utilizada e acaba se tornando um diferencial: a manta de proteção de boca de lobo. Essa manta instalada no sistema de drenagem urbana protege a boca de lobo e consequentemente evita que diversos resíduos cheguem até os rios e córregos.

Essa proteção no sistema de drenagem reduz impactos ambientais causados comumente em construções, devido à movimentação de terras, por exemplo, como o entupimento das galerias, o acúmulo de sujeira nas vias e o assoreamento. A barreira dificulta a entrada de terra, brita, areia e outros materiais volumosos, que são carreados pela água da chuva pelas galerias pluviais até os rios das cidades.

Leia mais

noticia-mrv-engenharia-2

Conheça 10 medidas simples para um canteiro de obras mais sustentável

As medidas foram implantadas na construção do Edifício Spazzio Leopoldina, da MRV, em Londrina, e são monitoradas pela Master Ambiental

noticia-mrv-engenharia-2Ao contrário do que se imagina, quando se fala em construção sustentável, nem tudo precisa significar alto custo. Medidas simples e baratas podem iniciar um processo de mudança em benefício do meio ambiente.

É o que atesta o depoimento de Kalel Costa Aiache, coordenador de obras da MRV Engenharia em Londrina e Cambé, sobre o projeto de monitoramento de medidas sustentáveis no canteiro de obras do edifício Spazzio Leopoldina, em Londrina, desenvolvido pela Master Ambiental desde novembro de 2014. Leia mais

noticia-palestra-utfpr-4.1.2

Palestra aborda exemplos práticos de sustentabilidade na construção civil

Engenheiros Ambientais da Master Ambiental falaram aos alunos da UTFPR Londrina sobre os temas PGRCC e Canteiros de Obras Sustentáveis

Palestra aborda exemplos práticos de sustentabilidade na construção civilNa última terça-feira, 22, engenheiros ambientais da Master Ambiental, Vitor Alvares e Marcella Baldin, realizaram palestra a um auditório lotado de alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná sobre PGRCC e Canteiros de Obras Sustentáveis.

Leia mais

noticia-nbr-acessibilidade

Norma técnica de acessibilidade em edificações foi revisada e pode ser baixada gratuitamente

Normativa da ABNT também estabelece requisitos para mobiliário, espaços e equipamentos urbanos
acessibilidade em edificações A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou recentemente a revisão da NBR 9050:2015 – Norma Técnica de Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos, que entrará em vigor no dia 11 de outubro. Por decisão da Secretaria dos Direitos Humanos do Ministério da Justiça, por Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado com o Ministério Público Federal (MPF), todas as normas técnicas de acessibilidade poderão ser baixadas gratuitamente.

Leia mais

noticia-boca-de-lobo-adequada

Entenda de uma vez por todas porque é tão importante proteger as bocas de lobo

 proteger as bocas de loboA Master Ambiental já publicou sobre essa dica diversas vezes, mas se você ainda não conhece os benefícios de proteger a boca de lobo das ruas, leia essa matéria. É importantíssimo para a qualidade da água urbana!

Leia mais

noticia-construcao-civil-news

Ética sem hipocrisia na construção civil

Ética sem hipocrisia na construção civilA CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção lançou neste mês de maio o projeto “Ética e Compliance na Construção”. A iniciativa é muito oportuna neste momento em que tanto se discute sobre corrupção, especialmente com os escândalos que envolveram grandes empresas construtoras de obras de infraestrutura do país.

O projeto da CBIC será dividido em três fases integradas: advocacy, engajamento e materialidade. Em resumo, advocacy é o temo usado para a linha de atuação que busca divulgar e chamar a atenção para o tema. Engajamento já é um passo adiante, que implica no compromisso de todas as partes interessadas. Já a materialidade, por fim, significa a priorização de resultados efetivos e mensuráveis.

Leia mais

noticia-profissional-credenciada-barbara-6

Profissional da Master é destaque na mídia

Confira a entrevista publicada na Folha de Londrina com a arquiteta Barbara Gimenez, credenciada como LEED AP
noticia-profissional-credenciada-barbara-6Barbara Gimenez é arquiteta e conta que na graduação não foi abordado sobre certificações ambientais. Hoje, ela é uma das poucas profissionais especializadas no assunto na região norte do Paraná e se tornou uma fonte de informações localmente sobre LEED. “A maioria das pessoas nunca ouviu falar no assunto, não sabem que existe”, comenta a arquiteta, que procura passar a informação de forma clara e simples para esclarecer os benefícios da construção sustentável. 

Leia mais

noticia-residencial-haragano-3

Método sustentável alemão é utilizado na construção de casas populares em Pelotas

Método sustentável alemão é utilizado na construção de casas populares em PelotasUm sistema de construção que é realizado em um terço do tempo em relação ao método convencional foi adaptado para a realidade de famílias carentes em Pelotas, no Rio Grande do Sul. O resultado foi um conjunto habitacional com 270 unidades, bonito e sustentável.

Adaptando um método alemão de construção, chamado de wood frame, a empresa paraense Tecverde utiliza 75% menos mão de obra e gera 25% de resíduo de um canteiro comum. O sistema consiste no uso de painéis de madeira de reflorestamento substituindo os tijolos. Mas, o material rústico não fica aparente, pois todas as peças são envoltas por chapas e membranas. Além disso, é feito isolamento térmico com lã de vidro ou garrafas PET.

Leia mais

noticia-telhado-verde-em-sp

Confira cinco telhados verdes e modernos na cidade de São Paulo

telhados verdesOs telhados verdes são ótimas opções para reduzir os impactos das ilhas de calor, diminuir os gastos com sistemas de ar-condicionado e ainda trazer a biodiversidade de volta às cidades. Os benefícios que essas estruturas podem oferecer são tão importantes que elas já viraram lei em alguns locais. A cidade de Recife é um desses exemplos. Desde janeiro de 2015 as novas construções de prédios residenciais e comerciais devem incluir o telhado verde no próprio projeto original.

Leia mais

noticia-escola-construida-com-recursos-naturais

Colégio é construído só com materiais encontrados na floresta

Colégio é construído só com materiais encontrados na florestaO conceito de educação ambiental pode ir muito além da teoria em sala de aula e estar presente desde a construção das instituições de ensino. A novidade fica por conta de um colégio construído apenas com recursos naturais.

O desafio dos arquitetos do escritório norte-americano MASS Design Group era construir uma escola em Ilima, no Congo (África), um vilarejo que exigiu deles uma verdadeira jornada de três voos e seis horas de moto, no meio da floresta. Como o acesso ao local é extremamente difícil, levar os materiais de construção até ele se tornava uma missão muito complicada.

Leia mais