Como construir pontes com menos impacto ambiental?

Confira as dicas da Master Ambiental

CHARGE-DA-PONTEA experiência de campo da equipe da Master Ambiental em serviços de supervisão e monitoramento de sistemas de gestão ambiental em rodovias trouxe aprendizados importantes sobre como mitigar impactos ambientais ao realizar obras em pontes.

Devido à própria característica de uma obra de ponte, localizada em área sensível ambientalmente, é preciso cuidado redobrado. E as dificuldades da gestão ambiental em rodovias não são poucas, tendo em vista que são trechos longos a controlar. Leia mais

Ibama recusa proposta da Samarco e exige novo Plano de Recuperação Ambiental

noticia-barragem-marianaO Ibama encaminhou ofício nesta quarta-feira (27/01) à mineradora Samarco, responsável pela catástrofe provocada pelo rompimento de barragem em Mariana (MG), exigindo que a empresa apresente um novo Plano de Recuperação Ambiental da região afetada, com as complementações e atualizações necessárias. Leia mais

noticia-amazonas-2

Manaus amanhece tomada por fumaça pelo quinto dia seguido

Fenômeno é ocasionado por alto número de queimadas no Amazonas que passa de 11 mil neste ano

Manaus amanhece tomada por fumaça pelo quinto dia seguidoPelo quinto dia seguido, o céu de Manaus é encoberto por uma densa camada de fumaça. O fenômeno pôde ser observado em diversos pontos da cidade na manhã desta segunda-feira (5).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, um dos fatores que têm contribuído para a propagação da fumaça é o alto número de queimadas na capital e no interior do Amazonas. Neste ano, o estado registrou recorde de incêndios, com 11.104 focos de queimadas. O número é o maior já registrado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que registra os dados via satélite há 17 anos. Em todo o ano passado, foram contabilizados 9.322 casos.

Leia mais

noticia-desertificacao-degradacao-do-solo-2

Um terço do mundo está vulnerável à degradação do solo, revela estudo da ONU

Um terço do mundo está vulnerável à degradação do soloA degradação do solo, assim como uma expansão de desertos em partes da África, custa trilhões de dólares na economia mundial por ano e pode conduzir dezenas de milhões de pessoas para fora de casa, de acordo com um estudo da ONU divulgado nesta terça-feira (15).

Leia mais

noticia-terreno-com-problemas-ambientais

“Comprei um terreno com problemas ambientais, e agora?”

problemas ambientaisÉ cada vez mais comum essa situação. As consultorias ambientais são procuradas por empresários que, após adquirirem imóveis para empreendimentos imobiliários ou para construção de indústrias, se deparam com restrições ambientais que podem inviabilizar as obras pretendidas.

Leia mais

noticia-queimadas-no-brasil

Janeiro de 2015 registra recorde de foco de queimadas

Janeiro de 2015 registra recorde de foco de queimadasO Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) registrou janeiro de 2015 como o mês com o maior índice de queimadas desde 1999. Aquele ano marcou o início da comparação diária da ocorrência de incêndios no país, feita por meio do monitoramento por satélite.

Leia mais

noticia solo

Degradados, solos brasileiros carecem de políticas públicas

Degradados, solos brasileiros carecem de políticas públicasA Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) escolheu 2015 para discutir os solos, tema que apesar de vital para o futuro da humanidade tem sido desprezado. Em um país que almeja tornar-se o celeiro do mundo, a preocupação com o solo está longe de ser incorporada nas políticas públicas estratégicas.

Leia mais

noticia-dispositivo-monitora-desmatamento

Dispositivo monitora desmatamento a partir de celulares reciclados

Dispositivo monitora desmatamento a partir de celulares recicladosConsiderado uma das questões mais urgentes com reflexo direto no meio ambiente desde o século XX, o desmatamento ilegal causa danos irreparáveis em florestas e biomas espalhados pelo mundo. Ainda que invistam na monitoração extensiva, órgãos públicos têm dificuldade em fiscalizar a atividade ilegal, sobretudo pela ausência de recursos e instrumentos capazes de monitorar os acontecimentos de modo contínuo e instantâneo.

Leia mais

noticia-mata-atlantica

Dados sobre desmatamento na Mata Atlântica revelam crescimento de 9%

Dado de desmatamento na Mata Atlântica revela crescimentoOrganizada pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a 9ª edição do Atlas de Remanescentes Florestais da Mata Atlântica indicou a perda 23,9 mil hectares de floresta da Mata Atlântica entre 2012 e 2013. Em comparação com o período anterior (2011 e 2012), quando foram registrados 21,9 mil hectares de desmate, o dado aponta um aumento de 9%, a maior perda de cobertura florestal desde 2008.

Pelo quinto ano consecutivo, Minas Gerais se manteve como o estado que mais desmata Mata Atlântica, com 8.437 ha de áreas destruídas. Junto com Piauí (6.633 ha), Bahia (4.777 ha) e Paraná (2.126 ha), o estado contribuiu com 90% do total do desmatamento verificado no período, o equivalente a 21,9 mil hectares.

Leia mais

noticia-desmatamento

Eventos extremos e desmatamento: qual a relação?

Eventos extremos e desmatamento: qual a relação?A cheia histórica do rio Madeira, no norte do país, e a escassez de água no reservatório Cantareira, em São Paulo, estão nos noticiários nacionais já por algumas semanas. Mas você chegou a imaginar uma possível relação entre ambos os fenômenos? Ou mais: que eles podem estar diretamente ligados com desmatamento?
O pesquisador do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas) Philip Fearnside não só imaginou como explicou esse complexo efeito de causa e consequência ligando a derrubada de florestas com a questão das estiagens e das chuvas no Brasil.

Leia mais