Coreia do Sul cobra multa por resíduo orgânico para evitar desperdício de alimentos

noticia-coreia-do-sulNa Coreia do Sul, a população tem que pagar pelo lixo orgânico que descarta. A estratégia faz parte das medias governamentais para reduzir o desperdício de alimentos e minimizar a quantidade de resíduos descartados. O processo é simples: descartou, pagou. Leia mais

noticia-aprenda-a-fazer-compostagem-2

Assista à entrevista sobre compostagem doméstica!

compostagem domésticaSe você ainda não conhece como fazer uma composteira caseira, assista ao vídeo com um trecho da entrevista da Gerente de Comunicação da Master Ambiental, Laila Menechino.

Leia mais

noticia-projeto-composta-sao-paulo

Projeto de compostagem caseira reaproveita mais de 250 toneladas de resíduos em SP

compostagem caseiraA compostagem caseira de resíduos orgânicos é uma ferramenta importante para reduzir a quantidade de lixo descartado em aterros sanitários. No entanto, os benefícios dessa prática podem ir muito além. O Composta São Paulo, uma iniciativa da prefeitura da capital paulista, juntamente com as empresas de coleta urbana e a Morada da Floresta, é prova disso.

O projeto piloto teve início em junho de 2014. Após ser aberto para que qualquer morador da cidade de inscrevesse, duas mil pessoas foram escolhidas para integrarem a primeira fase do programa. Os contemplados receberam uma composteira doméstica e participaram de oficinas de compostagem e plantio para que aprendessem a reutilizar os resíduos orgânicos produzidos em sua própria casa para a fabricação de adubos naturais.

Leia mais

noticia-composteira-ecopedagogica

Composteira Ecopedagógica facilita o aprendizado das crianças sobre o processo de reaproveitamento de resíduo orgânico

Não basta compreender, tem que ver o processo. A Composteira Ecopedagógica mostra como o resíduo orgânico se transforma em adubo

noticia-composteira-ecopedagogicaTodos sabem que o resíduo é um grande problema e que toma uma proporção ainda maior nos centros urbanos, em que a grande produção condiz com a imensa população que habita as grandes cidades.

Outro fato é a necessidade urgente de tratar, de uma maneira sustentável, essa imensa massa de resíduos orgânicos que produzimos. Em outras palavras, precisamos reutilizar o resíduo para que o destino dele não seja os aterros sanitários. Uma vez que a decomposição em aterros resulta na produção de gás metano, prejudicial para o meio ambiente e para saúde humana.

Leia mais

noticia-composteira-shopping-eldorado. Foto de Cristina Fernandes

Shopping de SP inova ao criar telhado com composteira e horta

Shopping de SP inova ao criar telhado com composteira e hortaNa praça de alimentação do shopping, você exagera ao pegar mais comida do que aguentaria. A cena resultante dessa negligência é conhecida: encaminhar-se até às lixeiras e depositar a metade do almoço que sobrou. Apesar de a sensação ser de “problema resolvido”, saiba que não é por lá que esses resíduos orgânicos permanecem. Geralmente, eles são encaminhados a aterros sanitários, destino que nem sempre é o mais adequado para o meio ambiente. Com essa sequência de fatos em mente, o Shopping Eldorado, de São Paulo (SP), decidiu investir na instalação de uma composteira no telhado do local, com o intuito de aproveitar o adubo proveniente dos restos de comida em uma horta orgânica ali mesmo.

Leia mais

composteira-sao-paulo-site

Incentivo da Prefeitura de São Paulo à compostagem doméstica gera adubo e bons frutos

 compostagem domésticaTrês caixas de plásticos acopladas e algumas minhocas provocam mudanças maiores que a transformação dos restos de alimentos em adubo. Além do trabalho de decomposição da matéria orgânica feito pelas minhocas, compostar os próprios resíduos é um ato de educação ambiental, atividade prática e intencional na vida social.

Leia mais

noticia-composteira-de-sp

Prefeitura de SP lança projeto que transforma lixo orgânico em adubo

Prefeitura de SP lança projeto que transforma lixo orgânico em aduboNa última segunda-feira (16), a prefeitura de São Paulo lançou um programa de compostagem doméstica, que permite o reaproveitamento dos resíduos orgânicos. Os interessados devem se inscrever para receber o kit com os materiais necessários.

Também conhecida por minhocário, a composteira é formada por caixas plásticas, nas quais as minhocas transformam restos de alimentos, como frutas, legumes, verduras, grãos, sementes, cascas de ovos, borra e filtro de café, em adubo.

Leia mais

noticia-sp-transforma-lixo-de-feira

SP transforma resíduos orgânicos de feiras em adubo

resíduos orgânicosPara dar um fim adequado nos resíduos orgânicos, a Prefeitura de São Paulo está testando um projeto que transforma as sobras de verduras e frutas em adubo.

A intenção é que o projeto chegue às 900 feiras que ocorrem na capital paulista toda semana, e faz parte dos planos do prefeito Fernando Haddad, que espera retirar cerca de 62 mil toneladas de lixo por ano dos aterros – locais em que o processo de decomposição provoca 20 vezes mais efeito estufa.

Leia mais

composição gravimétrica jpeg

Master Ambiental elabora projetos de compostagem municipal

Importante passo para a adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos, o mais recente projeto de compostagem para resíduos orgânicos foi elaborado para o Município de Barbosa Ferraz, no Paraná

compostagem municipalA equipe da Master Ambiental, que já desenvolveu os projetos de compostagem para os municípios paranaenses de Mauá da Serra e Ibaiti, acaba de concluir o projeto de compostagem municipal para o município de Barbosa Ferraz, no noroeste do Paraná.

A implantação de sistemas de compostagem municipais para os resíduos sólidos orgânicos e utilização do adubo produzido são medidas necessárias para atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010). A compostagem é a destinação ambientalmente adequada para os resíduos orgânicos e minimiza a quantidade de rejeitos aterrados.

Leia mais

compostagem caseira master ambiental jpg

Conheça o sistema de compostagem caseira do escritório da Master Ambiental

Técnica simples e barata transforma resíduos orgânicos em adubo e minimiza geração de rejeitos destinados ao aterro municipal

compostagem caseiraTodos os resíduos orgânicos gerados na nova sede da Master Ambiental tem um destino muito mais nobre do que gerar chorume, mau cheiro e atrair vetores no aterro sanitário de Londrina. Composto por cascas de frutas, sobras de almoço, além de muito pó de café, os resíduos orgânicos gerados pela equipe no dia a dia são compostados em uma caixa de laranja forrada com sombrite feita artesanalmente por funcionários.

Leia mais