Estão abertas as inscrições ao Ciclo 2022 do Programa Brasileiro GHG Protocol para adesão e renovação

Empresas que desejam realizar o Registro Público de Emissões de GEE devem ficar atentas as datas

O Inventário de Gases de Efeito Estufa é o primeiro passo para a organização que deseja reduzir as emissões e realizar a compensação de carbono. Esse estudo pode ser significativo para a redução de custos produtivos e aumento da eficiência dos processos de uma organização.

Uma das formas de realizar o Inventário de Gases de Efeito Estufa e divulgar os dados é aderindo ao Programa Brasileiro GHG Protocol. O Programa foi desenvolvido em 2008, sendo responsável pela adaptação do método GHG Protocol ao contexto brasileiro, desenvolvendo ferramentas de cálculos para estimativas de emissões de gases de Efeito Estufa.

O Programa é composto por um Registro Público de Emissões que é uma plataforma online que auxilia as organizações nas publicações de seus inventários de gases de efeito estufa. A plataforma já possui mais de 3 mil inventários disponíveis publicamente e a agenda do Ciclo do ano de 2022 já foi publicada com o prazo máximo para adesão até abril de 2022 para a opção sem treinamento. Leia mais

Empresa de navegação tem Inventário de GEE publicado no Portal da FGV e verificado pela ABNT

Empresa de navegação tem Inventário de GEE publicado no Portal da FGV e verificado pela ABNT

Estudo da Galáxia Marítima foi realizado pela Master Ambiental

O Inventário de Gases de Efeito Estufa é um estudo que identifica e quantifica os gases emitidos em um determinado período por uma empresa. No caso da Galáxia Marítima, o inventário foi realizado sobre suas atividades administrativas e duas embarcações. O estudo foi publicado pela FGV e verificado pela ABNT, recebendo o selo de verificação ouro.

A Galáxia Marítima é uma Empresa Brasileira de Navegação (EBN) e está localizada em Macaé, RJ. Sua principal atividade está relacionada ao apoio marítimo, atuando no Afretamento e Operação de embarcações destinadas a suprimento de unidades offshore de exploração e produção, reboque e manuseio de âncoras, resposta rápida e recolhimento de óleo derramado, monitoramento ambiental e sísmica, além de engenharia submarina. Leia mais

Você já renovou sua Licença Ambiental?

Conte com uma consultoria ambiental para este momento

Empreendimentos que necessitam de licenças ambientais para operarem precisam ficar atentos ao prazo de validade de suas licenças.

De acordo com a Resolução CONAMA Nº 237/1997, as Licenças de Operação (LO) têm o prazo de validade de no mínimo 4 (quatro) anos e no máximo 10 (dez) anos.

Quem precisa renovar a Licença de Operação deve fazer essa solicitação com 120 dias antes da expiração do prazo de validade da licença. Leia mais

Aeroporto de Maringá teve monitoramento ambiental

Pista de pouso inaugurada em Maringá teve consultoria da Master Ambiental

Considerada a 2º maior pista do Paraná, a obra contou com monitoramento ambiental diário

A pista recém inaugurada do aeroporto Silvio Name Junior, localizado em Maringá, PR contou com o serviço de monitoramento ambiental da Master Ambiental. As obras modernizaram a pista e o pátio e implementaram instrumentos de auxílio de navegações aéreas (pouso por instrumento ILS CAT I), garantindo maior segurança em operações sob condições de visibilidade reduzida.

Agora a pista conta com 2.380 m², 1950 metros de extensão da Taxiway, 12 posições de aeronave, podendo receber aeronaves de portes maiores, como o Boeing 767. Leia mais

Achado de dinossauro em Davinópolis

Achado de fóssil de dinossauro em obra do terminal ferroviário em Davinópolis teve participação da Master Ambiental

O achado do fóssil de dinossauro aconteceu durante o monitoramento arqueológico, condicionante do licenciamento ambiental

Era mais um dia da rotina do monitoramento arqueológico, condicionante do licenciamento ambiental nas obras Terminal Multimodal da Brado em Davinópolis, Maranhão. 13 de abril de 2021, manhã de segunda-feira, sem chuvas, e o Daniel Ribeiro da Silva, arqueólogo, avistou o que seria o primeiro fóssil de dinossauro encontrado naquela região, ao observar os taludes após a escavação.

As obras de terraplenagem estavam 99% concluídas e a escavação neste ponto chegava a cerca de 10 metros e profundidade.

Eram ossos, mas não qualquer um. E sim fósseis, preservados por milhões de anos. Logo mobilizou toda a equipe da ArqueoLogística, parceira, e da Master Ambiental, responsável pelo Plano Básico Ambiental junto a Sustentabilidade da Brado.
Leia mais

descoberta de fóssil de dinossauro em obra de terminal ferroviário é destaque de hoje na Folha de São Paulo

Descoberta de fóssil de dinossauro em obra de terminal ferroviário é destaque de hoje na Folha de São Paulo

O achado paleontólogo da obra do Terminal Ferroviário da Brado em Davinópolis – MA, foi notícia na editoria de ciências da Folha de São Paulo de 7 de outubro de 2021. Master Ambiental foi responsável pelo Plano Básico Ambiental da obra junto a Sustentabilidade da Brado.

Na foto, um fóssil resgatado na escavação, um fêmur de mais de 1,5 metros de comprimento entre outros ossos longos. “o fóssil é o primeiro dinossauro conhecido para a região, e possivelmente, um importante registro para a história evolutiva do grupo dos saurópodes, que viveram onde é hoje o Brasil há cerca de 130 milhões de anos, no período conhecido como Cretáceo Inferior”. Leia mais

Consultoria Ambiental gratuita

Em comemoração aos 16 anos, Master Ambiental oferece consultoria a custo zero

Consultoria Ambiental gratuitaNeste ano, a Master Ambiental completa 16 anos de atividade. Em todo esse tempo foram mais de 2.600 projetos realizados em todo território nacional. A consultoria realiza diversos serviços na área ambiental e urbanística que colaboram diretamente para o desenvolvimento de organizações em equilíbrio com o meio ambiente e a sociedade. Leia mais

Prazo para entrega do RAPP foi prorrogado até 29 de junho de 2021

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis publicou no dia 26 de março a Instrução Normativa Nº4 que prorroga o prazo regular para a entrega do Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais – RAPP. O relatório tinha o prazo de 31 de março para entrega, com a prorrogação a data passa a ser dia 29 de junho de 2021. A prorrogação se refere exclusivamente ao RAPP do ano 2021, ano base 2020.

O relatório é regulamentado pela Instrução Normativa do Ibama nº6, de 24 de março de 2014. É obrigatório para as atividades potencialmente poluidoras ou utilizadoras de recursos ambientais que se enquadram na listagem da legislação. O relatório deve ser preenchido na plataforma eletrônica do IBAMA e é necessário que a pessoa física ou jurídica tenha inscrição no Cadastro Técnico Federal (CTF/APP)

Mais informações podem ser verificadas diretamente no site do IBAMA.

A Master Ambiental possui uma equipe multidisciplinar para te ajudar a cumprir todas as obrigações ambientais. Entre em contato.

 

A importância da investigação de passivo ambiental para as empresas

A importância da investigação de Passivo Ambiental para as empresas

A importância da investigação de passivo ambiental para as empresasVocê sabe o que é Passivo Ambiental? Respondendo diretamente a está questão, passivo ambiental é todo tipo de contaminação por substâncias nocivas ao meio ambiente ou a saúde das pessoas. Essa contaminação é resultado de uma ação humana e pode estar presente no ar, solo, água superficial (rios, mares, lagos) ou água subterrânea (aquíferos). Um exemplo são os resíduos de combustíveis abaixo da superfície do solo, uma contaminação que pode ser causada por eventuais vazamentos de tanques subterrâneos de um posto de combustível.

Para conhecer exatamente se um local está contaminado é necessário realizar a Investigação de Passivo Ambiental. Mas antes de falarmos mais sobre este estudo, vamos entender a importância deste assunto para as empresas.

Leia mais

World Trade Center em Goiânia

World Trade Center agora em Goiânia: empreendimento teve participação da Master Ambiental

Estudo de Impacto de Vizinhança e Relatório de Impacto de Trânsito foram desenvolvidos pela equipe da consultoria

World Trade Center em GoiâniaEmpreendimento Nexus Shopping & Business agora é World Trade Center. O empreendimento está localizado em Goiânia, no Setor Marista, em frente ao monumento Latif Sebba e está em fase de construção, com previsão de entrega para 2023.

O empreendimento que já era considerado um marco arquitetônico para a cidade de Goiânia, agora fará parte da Rede World Trade Center que é formado por 326 unidades distribuídas em 90 países e cinco continentes. Leia mais