Agropecuária Regenerativa de Baixo Carbono em Pauta no Portal Conexão Agro

Produtividade e respeito ao meio ambiente na agropecuária, a Master Ambiental apoia essa iniciativa.

A Sustentabilidade ganha cada vez mais espaço na agropecuária brasileira. E existem experiências de ponta que são exemplos de sistemas de produção sustentáveis – e com lucratividade, a chamada Agropecuária Regenerativa de Baixo Carbono.

O Portal Conexão Agro realiza live com a participação de debatedores de renome para falarem sobre sistemas produtivos verdes: Roberto Giolo, pesquisador da Embrapa Gado de Corte (MS), Roberto Strumpf, diretor da Pangea Capital, e Pelerson Penido o presidente do Grupo Roncador.

Leia mais

COP 22 deve detalhar acordo do clima

Ou pelo menos assim se espera que aconteça…

Aquecimento-global-2Pela vigésima segunda oportunidade, representantes mundiais signatários da Convenção sobre Mudanças do Clima reúnem-se com o desafio de entrar em um acordo sobre as regras para redução das emissões de Gases de Efeito Estufa. A COP 22, a conferência da ONU sobre o clima, vai até o dia 18 de novembro e mais de 15 mil pessoas participarão de evento. Desta vez em Marrakesh, no Marrocos, mas nesse papo ainda tem muita coisa, diria Caetano Veloso. Leia mais

5 ilhas do pacífico já desapareceram devido ao aumento do nível do mar

noticia-ilhas-desaparecemUm estudo publicado recentemente na revista científica Environmental Research conclui que cinco ilhas do Pacífico já desapareceram devido ao aumento do nível dos oceanos. O trabalho científico é uma das únicas provas concretas que confirmam as teses de que o mar está subindo.

Todas as cinco pequenas ilhas que foram sugadas pelo oceano estão na região das Ilhas Salomão, no Oceano Pacífico. De acordo com os pesquisadores, elas tinham de um a cinco hectares e não eram habitadas por humanos. Leia mais

COP21 firma acordo histórico em Paris, mas não define metas

noticia-cop21A 21ª Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP21), em Paris, concluiu no último dia 12 de dezembro o novo acordo para conter as emissões de gases do efeito estufa, que em excesso na atmosfera devido as atividades humanas causam as mudanças climáticas.

O acordo, considerado um marco por ser o primeiro a atingir âmbito universal, foi um pacto histórico para reverter a crise climática, com a determinação de que os 195 países signatários adotem medidas para a temperatura média do planeta não aumentar mais do que 2ºC. Leia mais

COP21 começa hoje em Paris com o desafio de fechar novo acordo para o clima

ativistas-participam-de-marcha-pelo-clima-na-praia-de-ipanema-rio-de-janeiroDe 30 de novembro a 11 de dezembro, representantes de 195 países e da União Européia discutem em Paris o futuro do clima global, na 21º Conferência das Partes da Convenção Quadro sobre Mudanças do Clima (COP21).

O principal objetivo é conseguir firmar um novo acordo para redução das emissões de gases de efeito estufa, em substituição ao Protocolo de Quioto. Os gases de efeito estufa em excesso na atmosfera, liberados pelas atividades humanas, provocam as mudanças do clima.

Leia mais

noticia-paraiso-desaparecer

Ontong Java, um paraíso que pode desaparecer em breve

Ontong JavaPoucas pessoas já ouviram falar de um dos maiores atóis do mundo: Ontong Java, nas Ilhas Salomão. Mas o anonimato não conseguiu salvá-lo dos efeitos das mudanças climáticas. Inacessível por via aérea e visitada apenas esporadicamente por um navio de abastecimento, a comunidade de 3 mil habitantes espera salvar seu povo e sua cultura da elevação dos níveis do mar e das tempestades cada vez mais severas.

Leia mais

noticia-nivel-do-mar

Nasa alerta aumento do nível do mar

Nasa alerta aumento do nível do marA Agência Especial Norte-Americana (Nasa) informou na quarta-feira, 26 de agosto, que o nível do mar subiu, em média, quase 8 centímetros em todo o mundo desde 1992 devido ao aquecimento global.

Um grupo de cientistas da agência apresentou os mais recentes dados sobre o aumento do nível da água do mar em todo o mundo – que foi, em média, 7,62 centímetros superior ao de 1992 –, apesar de o panorama variar em diferentes regiões. Em alguns casos, o nível chegou a superar os 22 centímetros.

Leia mais

noticia cop 20

Assinado rascunho de acordo que reduz gases de efeito estufa

noticia cop 20A Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas (COP-20) aprovou no último domingo (14) de dezembro, em Lima (Peru), o rascunho de um acordo de redução de emissões de gases de efeito estufa. Após longas sessões de discussão, responsáveis por prorrogar a conferência por dois dias, a COP-20 estabeleceu um acordo sobre o texto que deve ser a base para o pacto global histórico realizado em 2015 em Paris.

Leia mais

foto cop em lima

Conferência da ONU no Peru define rumo das mudanças climáticas

Conferência da ONU no Peru define rumo das mudanças climáticasA COP 20, 20ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, acontece em Lima no Peru desde o início da semana e a expectativa é que as negociações desta vez definam um novo rumo para as mudanças climáticas para os próximos anos.

Leia mais

noticia-litoral-do-pacific-2

ONU reforça caráter de urgência no combate ao aquecimento global

ONU reforça caráter de urgência no combate ao aquecimento globalA última terça-feira (2) foi marcada por u alerta importante da chefe das Nações Unidas para a Mudança Climática, Christiana Figueres. Em conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), em Samoa, ela anunciou a necessidade urgente de atitudes contrárias ao aquecimento global.

Leia mais