Cientistas australianos criam célula fotovoltaica 34,5% mais eficiente

noticia-cientistas-australianosOs pesquisadores da Universidade de New South Wales, na Austrália, criaram uma tecnologia que deixa o aproveitamento da luz do sol 34,5% mais eficiente do que os modelos já existentes. A descoberta foi um novo recorde mundial e pode ajudar a alavancar o setor energético com base em fontes renováveis. Leia mais

Portugal se mantem por 4 dias só com energia renovável

noticia-portugalPortugal conseguiu se manter por quatro dias alimentado somente por energias renováveis (eólica, solar e hídrica), informou na quarta-feira, 18 de maio, o jornal The Guardian. Ao todo, o país europeu conseguiu funcionar por 107 horas sem poluir ou prejudicar o meio ambiente (mais precisamente, entre as 6h45 da manhã de sábado, dia 7 de maio, e às 17h45 de quarta-feira, dia 11 de maio) diminuindo impactos ambientais – principalmente quando ligados a energia elétrica. Leia mais

Brasil inaugura projeto-piloto de usina solar flutuante

noticia-energia-solar-balbinaA hidrelétrica de Balbina, em Presidente Figueiredo (AM), tem capacidade instalada de 260 MW, mas entrega menos da metade desta energia em virtude do baixo nível de seu reservatório. Para abastecer a população local de maneira mais satisfatória, a nova aposta da usina está na energia solar.

Neste mês, por meio de um projeto-piloto pioneiro no País, foram instaladas placas fotovoltaicas no lago da usina. Nesta primeira fase, a produção será de 1 megawatt (MW) de energia, mas até outubro de 2017 a previsão é que a potência seja ampliada para 5 MW, numa área equivalente a cinco campos de futebol, e com energia suficiente para abastecer cerca de 9 mil residências. Leia mais

noticia-alemanha-energia-solar

Projetado em 1994, bairro alemão produz energia solar quatro vezes mais do que consome

Projetado em 1994, bairro alemão produz energia solarA energia solar registra crescimento em todo o mundo, principalmente em países que incentivam essa fonte renovável de geração energética que, além de limpa, ainda gera economia na conta de luz. Nesse sentido, a Alemanha, segundo maior produtor mundial (atrás apenas da China) é um grande exemplo.

Leia mais

noticia-balbina

Lagos de hidrelétricas podem ter painéis flutuantes para gerar energia solar

Hidrelétricas podem ter painéis flutuantes para gerar energia solarO projeto é do governo federal e prevê a instalação de painéis flutuantes em lagos de duas hidrelétricas para a geração de energia solar. O plano inicial é usar essa tecnologia nos reservatórios das usinas de Balbina, no Amazonas, e de Sobradinho, na Bahia, para aproveitar o sol nas duas regiões.

Leia mais

noticia-onibus-eletrico-campinas

Transporte coletivo com ônibus elétrico será realidade em Campinas

noticia-onibus-eletrico-campinasO novos ônibus elétrico passará a integrar a frota do transporte coletivo de Campinas (SP). A novidade foi apresentada pela prefeitura da cidade no dia 14 de julho, quando o município paulista comemorou o aniversário de 241 anos. Os veículos são criados pela empresa chinesa Build Your Dream e funcionam a partir da energia fornecida por um conjunto de baterias feitas de íons de lítio. Os novos ônibus oferecem múltiplos benefícios comparados aos automóveis movidos à combustão – menos poluição ambiental e sonora, por exemplo.

Leia mais

noticia-usina-solar-no-japao

Japão cria usina solar em campos de golfe abandonados

Japão cria usina solar em campos de golfe Nos anos 80, o golfe era um esporte bastante popular no Japão e os campos destinados à prática se multiplicavam pelo país. Mas a procura por estes espaços foi diminuindo ao longo do tempo e, atualmente, a participação no esporte está abaixo de 40% quando comparada ao ano de 1990. Com isso, um novo “problema” passou a tomar conta do país: diversos campos de golfe abandonados e sem utilidade passaram a fazer parte das paisagens japonesas. O que fazer com esses espaços?

Leia mais

noticia-pad

Energia solar produz água no Rio Grande do Norte

Energia solarO assentamento Maria da Paz, situado no município de João Câmara (RN), recebeu na quarta-feira, 17 de junho, o primeiro sistema de dessalinização alimentado por energia solar. O projeto piloto do governo federal, em parceria com o governo do Rio Grande do Norte, ofertará água potável para 220 pessoas só nessa localidade.

Leia mais

noticia-fabrica-de-placas-de-energia-solar

Primeira fábrica de painéis solares do Brasil será instalada pela China

noticia-fabrica-de-placas-de-energia-solarA empresa Apex e o grupo chinês BYD assinaram, na terça-feira (19), a um acordo de investimentos para a instalação da primeira fábrica de painéis solares fotovoltaicos no Brasil. Serão investidos R$ 150 milhões, com a meta de produzir 400 MW de painéis solares por ano.

O acordo foi firmado no Palácio do Planalto com a presença do primeiro-ministro chinês, Li Keqiang. A ponte de negociações entre os Brasil e China foi feita pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro.

Leia mais

noticia-pesquisa-lampadas

O que sua empresa faz com as lâmpadas fluorescentes pós-consumo?

O que sua empresa faz com as lâmpadas fluorescentes pós-consumo?As empresas públicos e privadas do Paraná estão convidadas a preencher o questionário sobre a logística reversa de lâmpadas fluorescentes pós-consumo.
A Pesquisa de Mestrado em Engenharia Urbana (veja a pesquisa) é desenvolvida pelo estudante Willam Cestari, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que objetiva conhecer qual é o manejo dado a lâmpadas fluorescentes por empresas públicas e privadas no Estado do Paraná para, segundo ele, “estudar a viabilidade-financeira de uma usina de reciclagem em Maringá- PR”. As lâmpadas são resíduos especiais, sujeitos à logística reversa segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010).

Leia mais