A importância do Inventário de Fauna para conservação ambiental

A importância do Inventário de Fauna para conservação ambiental

Master Ambiental possui equipe especializada para o trabalho

A importância do Inventário de Fauna para conservação ambientalA preservação da fauna e da biodiversidade é uma preocupação global, uma vez que a perda de espécies e o desequilíbrio dos ecossistemas afetam diretamente a qualidade de vida de todas as formas de vida no planeta. O levantamento ou inventário faunístico é um estudo técnico na área de zoologia que visa identificar a diversidade de espécies animais em uma determinada área e período. Essa atividade caracteriza e avalia o estado de conservação da biodiversidade, bem como as interações ecológicas que suportam as espécies. Leia mais

RIO Galeão inicia projeto de recuperação da bacia do Rio das Flores com a Master Ambiental

Plantio simbólico realizado hoje marca o lançamento do projeto

noticia-rio-das-flores-siteApós a grave crise hídrica no sudeste do Brasil ao longo de 2015, o projeto Água do Rio das Flores busca preservar e recuperar nascentes e matas ciliares na bacia do rio das Flores. Este rio é o principal manancial de abastecimento público do município de Valença (RJ), responsável pelo atendimento de aproximadamente 50 mil habitantes. Leia mais

Brasil tem mais de 200 espécies de peixes que podem desaparecer

Scalloped Hammerhead SharkSucesso absoluto de bilheteria neste ano, o filme “Procurando Dory” despertou grande preocupação entre ambientalistas do mundo todo. O medo é de que o carisma do peixe protagonista despertasse uma enorme procura por sua espécie (cirurgião-patela), colocando sua existência em risco. Em 2003, de acordo com uma ONG australiana, esse fenômeno ocorreu com o peixe-palhaço, espécie do peixe Nemo, personagem do filme da mesma franquia. Leia mais

Ministério do Meio Ambiente atualiza lista de áreas com prioridade de conservação

Novo estudo federal classifica biomas do Cerrado, Caatinga e Pantanal em três níveis de prioridades

noticia-areas-com-prioridade-de-conservacaoO Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou a segunda atualização da lista de Áreas Prioritárias para a Conservação, Utilização Sustentável e Repartição dos Benefícios da Biodiversidade nos biomas Caatinga, Cerrado e Pantanal. A Portaria 223/2016, publicada no Diário Oficial da União de 21 de junho de 2016, revoga a portaria MMA nº 9 de 2007. Leia mais

noticia-dia-da-arvore

NO DIA DA ÁRVORE, FAÇA A DIFERENÇA!

noticia-dia-da-arvoreNo dia da árvore, veja como conhecer melhor, admirar e também ajudar na arborização de sua cidade! Você conhece as árvores da sua cidade? Do seu bioma? E já pensou em produzir mudas e plantar em locais públicos?

O ser humano precisa melhorar o relacionamento com esses seres vivos tão especiais, capazes de produzir a própria energia, além de fornecer o ar que respiramos, tudo isso sem sair do lugar!

Leia mais

noticia-extincao-de-peixes3

Organizações e cientistas pedem proteção para 475 espécies aquáticas ameaçadas de extinção

proteção para 475 espécies aquáticas Organizações e especialistas em recursos marinhos e de água doce pedem proteção para 475 espécies aquáticas da fauna brasileira que podem desaparecer nos próximos anos. Um conjunto de mais de 100 redes de entidades divulgou um manifesto público que defende a manutenção da Portaria 445/2014 do Ministério do Meio Ambiente (MMA), que definiu a lista nacional de peixes e invertebrados aquáticos ameaçados de extinção.

Leia mais

noticia-como-pomarizar-fluxograma

Aprenda a fazer mudas frutíferas e espalhar por fundos de vale da cidade

Pomarizar é a atitude de fazer mudas frutíferas com garrafas pet e plantar em fundos de vale
mudas frutíferas
Na equipe da consultoria Master Ambiental, as pessoas possuem consciência ambiental além do ambiente de trabalho. Advogado e coordenador técnico da empresa, é o caso de Carlos Eduardo Levy que gosta de aproveitar os intervalos da rotina agitada de advogado e consultor em contato com a natureza e de plantar árvores.

Leia mais

noticia-nature-is-speaking

Você já parou para escutar a natureza?

naturezaA natureza não precisa “ser salva” pelos seres humanos, mas estes dependem daquela para própria sobrevivência. A mensagem faz parte da campanha Nature is Speaking (A natureza está falando, em tradução livre), da ONG Conservation International (CI). Com vídeos curtos, a proposta dá vozes conhecidas ao oceano, à mãe natureza, à floresta de sequóias, à água, à floresta tropical e ao solo.

Leia mais

noticia-populacao-de-animais-reduzidas

Em 40 anos, populações de animais foram reduzidas à metade

Em 40 anos, populações de animais foram reduzidas à metadeDivulgado pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF) no mês em que se comemora o Dia dos Animais (26 de setembro), o Relatório Planeta Vivo 2014 revelou que as populações de animais mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes foram reduzidas à metade, entre 1970 e 2010. A média foi encontrada pela avaliação de 10 mil populações de mais de três mil classes.

Leia mais

noticia-biomas-brasil-foto-de-fotopedia

Conheça os biomas brasileiros

Conheça os biomas brasileiros

O Brasil é dividido em nove principais biomas, cada um com características e encantos particulares. Definido como um conjunto de ecossistemas que atuam de maneira estável, os biomas são caracterizados por flora e fauna similares, tipo de vegetação e condições físicas.

 

Leia mais