noticia-mapa-ciclistas-rio-de-janeiro

Rio de Janeiro cria mapa colaborativo para usuários de bicicletas

Rio de Janeiro cria mapa colaborativo para usuários de bicicletasA partir de 19 de agosto, data em que se comemorou o Dia Nacional do Ciclista, a população da cidade do Rio de Janeiro passou a contar com uma plataforma online com mapa colaborativo criado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Bikes, da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, e pela ONG Meu Rio. Por meio desta plataforma, os cariocas poderão denunciar assaltos, ausência de ciclovias, falta de educação no trânsito, falta de bicicletários, entre outros problemas.

Leia mais

noticia-redesenhe-ruas

Site permite redesenhar ruas

noticia-redesenhe-ruasCriado pela Code for America, o Streetmix permite qualquer pessoa experimentar algumas alternativas de desenho para as ruas e avenidas.

O sistema é simples e funciona on-line, de forma bem intuitiva. Basta acessar o site e começar a mexer: alargar calçadas, incluir ciclovias, colocar corredores de ônibus ou bondes em lugar de pistas de carros.

Leia mais

noticia-cidade-urbana

O futuro é urbano: cidades para pessoas em vez de carros

O futuro é urbanoO futuro é urbano. Até aí nós sabemos. Mais da metade da humanidade hoje vive em cidades, e essa proporção está aumentando à medida que o campo se esvazia. Isso é uma boa notícia para o planeta?
As cidades são responsáveis por dois terços das emissões globais de gases de efeito estufa. Elas consomem enormes quantidades de energia e água, esgotam o solo, derrubam florestas e atuam como ímã, atraindo indústrias e automóveis que poluem.

Leia mais

noticia-problemas-urbanos

Com 90% da população nas cidades, governo diz que problemas urbanos vão se agravar até 2020

90% da população nas cidades problemas urbanos se agravamAté 2020, 90% dos brasileiros viverão nas cidades, agravando ainda mais os problemas urbanos como mobilidade urbana, segurança, fornecimento de energia elétrica, água potável, esgotamento sanitário e moradia. A informação foi prestada, no dia 10 de dezembro, pela secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Mariana Meirelles, durante o Seminário sobre Construção Sustentável, realizado pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados.

Leia mais

noticia-mobilidade-urbana

Por que mobilidade urbana é um direito fundamental?

mobilidade urbana Entre tantas questões ambientais a solucionar, a mobilidade urbana é uma prioridade. O significado de mobilidade urbana basicamente é relacionado ao direito de ir e vir, tão caro ao ser humano. São os deslocamentos das pessoas e bens em uma cidade. Entretanto, a utilização de carros e ônibus nos grandes centros não atende satisfatoriamente à sociedade. O metrô também apresenta restrições nas metrópoles.

Mais do que confortáveis e seguros, os meios de transporte, sobretudo os públicos, devem promover a sustentabilidade, aliada ao atendimento de qualidade. Mobilidade urbana tem a ver com o meio ambiente porque tem a ver com qualidade de vida, ar puro, saúde e bem estar das pessoas no ambiente urbano.

Leia mais

noticia-rio-mobilidade

Rio ganha página na internet para acompanhar a evolução da mobilidade urbana

mobilidade urbana

A capital fluminense é uma das cidades brasileiras avaliadas na seção Acompanhe a Mobilidade, recém-lançada pelo portal Mobilize Brasil. Na página é possível saber tudo sobre a situação presente dos transportes na cidade e entender como andam os projetos de mobilidade urbana sustentável (BRTs, VLTs, teleféricos, trens, metrô, ciclovias e calçadas) previstos para os próximos anos.

Leia mais