Coleta seletiva aumenta 138% mas funciona em apenas 18% das cidades brasileiras

noticia-coleta-seletivaO Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE) acaba de divulgar a Pesquisa Ciclosoft 2016 com os avanços da coleta seletiva em cidades brasileiras, indispensável para o desenvolvimento do setor de reciclagem no País. Realizado pelo CEMPRE a cada dois anos, o estudo revela que apesar da evolução crescente do engajamento dos municípios desde a promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos em 2010, a velocidade de adesão ainda é menor que o desejável. Leia mais

noticia-cooper-regiao-site

Parabéns, Cooperativas de Londrina!

Prêmio nacional reconhece a coleta seletiva de Londrina por inclusão de catadores de materiais recicláveis

noticia-cooper-regiao-siteNo último dia 24 de novembro, a Secretaria Geral da Presidência da República divulgou as quatro iniciativas vencedoras do II Prêmio Cidade Pró-Catador. Londrina ficou em primeiro na Categoria D, de cidades com mais de 300 mil habitantes. As demais cidades vencedoras foram Brazópolis (MG), Manhumirim-MG e Santa Cruz do Sul-RS.

Leia mais

noticia site gestao residuos

Comparadas às estrangeiras, cidades brasileiras gastam cinco vezes menos com Gestão de Resíduos Sólidos

Cidades brasileiras gastam cinco vezes menos com Gestão de Resíduos SólidosDivulgada na última terça-feira (5) e organizada pela PricewaterhouseCoopers (PwC), a pesquisa Três Anos Após a Regulamentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS): Seus Gargalos e Superação revelou um dado interessante: os municípios brasileiros gastam cinco vezes menos com a Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) do que a média das cidades internacionais. O levantamento foi solicitado pelo Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo (Selur) e pela Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP).

Leia mais

noticia-coleta-subterranea

Sistema subterrâneo de coleta de lixo no Rio de Janeiro: exemplo do que não foi e poderia ter sido

coleta de lixoJá se perguntou qual será o legado da atual geração de seres humano para os próximos milênios? Um, particularmente, é certo e tem reflexos significativos para o próprio planeta. O lixo. E o legado dos eventos esportivos para o Brasil?

Evidenciadas nas manifestações iniciadas em junho, uma pergunta frequente feita pela população, especialmente pelos habitantes cariocas – sede tanto da Copa do Mundo de 2014 como das Olimpíadas de 2016, tem sido qual será o legado dos eventos esportivos para os serviços públicos e a qualidade de vida da população.

Sem dúvidas, o Rio de Janeiro vive um momento ímpar na sua história, com muitos investimentos e novas construções. Entretanto, a percepção da maioria da população, dado o histórico do pan-americano, tem sido que pouco irá ficar de benefício para o cotidiano da cidade. Um aspecto dos serviços públicos que evidencia essa preocupação é a gestão de resíduos sólidos.

Leia mais

noticia-sacos-de-lixo-sao-paulo

São Paulo terá sacos de lixo específicos para reciclagem

Cores e materiais estão em fase de teste para definição

São Paulo terá sacos de lixo específicos para reciclagemPara facilitar o processo de coleta seletiva, a Prefeitura de São Paulo está investindo no desenvolvimento de um novo tipo de sacos de lixo, fabricado especificamente para abrigar resíduos destinados à reutilização. A Secretaria de Serviços da cidade declarou que os tipos de materiais ainda estão sendo testados e as cores ainda não foram definidas.

Leia mais

noticia-campanha-do-governo

Campanha do Governo Federal ensina como separar e como aproveitar corretamente o lixo

SECOM – Governo Federal – www.secom.gov.br

como separar e como aproveitar corretamente o lixo

Foi lançada neste mês de junho pelo Governo Federal a campanha socioeducativa Separe o lixo, acerte na lata que tem como desafio preparar a sociedade para uma mudança de comportamento em relação à Coleta Seletiva do Lixo, ressaltando os benefícios ambientais, sociais e econômicos do reaproveitamento dos resíduos sólidos e ensina como separar e como aproveitar corretamente o lixo

Leia mais

Ibaiti Ap1

Prefeitura e Coopersoli divulgam coleta seletiva de lixo

Materiais recicláveis serão coletados separadamente dos orgânicos e rejeitos

coleta seletiva

A prefeitura de Ibaiti e a Cooperativa da Coleta Seletiva Solidária de Ibaiti (Coopersoli), com a participação dos agentes comunitários de saúde do Município, iniciaram a campanha de divulgação da coleta seletiva de lixo.

A campanha foi iniciada nesta quarta-feira, dia 07, e a equipe de divulgação, composta por 23 duplas de colaboradores, percorrerá todos os bairros e o centro da cidade para fazer a distribuição de folhetos explicativos e dos sacos de ráfia, retornáveis, utilizados para o armazenamento do material reciclável.

Leia mais

noticia-prefeitos-e-o-lixo

O desafio dos novos prefeitos é cuidar do lixo

O desafio dos novos prefeitos é cuidar do lixoQuando os prefeitos assumiram seus cargos no início deste ano, provavelmente já perceberam o grande “abacaxi” que precisam descascar: o gerenciamento de resíduos sólidos municipais.

O prazo derradeiro da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei 12.305/2010) para acabar com lixões e implantar sistemas de coleta seletiva é agosto de 2014. Quanto mais a data se aproxima, gera uma grande dor de cabeça aos gestores municipais (ou pelo menos, deveria).

O principal problema é que a maioria ainda pensa com mentalidade ultrapassada, acostumada a jogar todo lixo em um grande buraco, a céu aberto, misturados, sem valor algum. Os inúmeros lixões demonstram a ausência histórica de preocupação com o meio ambiente e saúde das pessoas – algo sobre o qual, felizmente, já começa a haver mais consciência.

Leia mais

Ibaiti contrata cooperativa de catadores para a coleta seletiva

Com consultoria da Master Ambiental, campanha da coleta seletiva começa ainda em outubro

Após o fim do período eleitoral, a Prefeitura de Ibaiti retoma o projeto de coleta seletiva com força total para concluir a implantação no mandato do Prefeito Peté e dar um passo decisivo para a adequação da gestão de resíduos sólidos no Município.

Um marco importante ocorreu na última quarta-feira, dia 10 de outubro, com a assinatura pelo Prefeito do contrato de prestação de serviços com a Coopersoli – Cooperativa da Coleta Seletiva Solidária de Ibaiti. Leia mais

Site

Master Ambiental participa de seminário em Assis sobre Coooperativas Populares

Evento na Unesp reuniu catadores de materiais recicláveis para discutir experiências das cooperativas populares

Coooperativas PopularesA Master Ambiental se fez presente no 5º Seminário de Articulação de ITCPs – Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, da USP, UNESP (núcleo Assis), FGV, UNICAMP e UFSCar,e também no I Seminário das ITCPS Paulitas de Resíduos Sólidos, realizados simultaneamente no campus da Unesp de Assis,SP, dos dias 12 a 15 de setembro.

Leia mais