noticia-arqueologia-site

Master Ambiental realiza estudo arqueológico no Rio de Janeiro

No licenciamento de obras viárias da CCR Ponte, avaliação arqueológica é obrigatória por ser região histórica

Master Ambiental realiza estudo arqueológico no Rio de JaneiroNo licenciamento ambiental junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente do Rio de Janeiro das obras do viaduto de ligação entre a Ponte Rio Niterói e a Linha Vermelha, a Master Ambiental apresentou relatório arqueológico, por ser obra civil que gera remoção de terras, justamente na região portuária da Bahia da Guanabara, com grande importância histórica. Nesse caso, a avaliação arqueológica é obrigatória, de acordo com a portaria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em vigor desde 2002. O viaduto, que terá extensão de 2,5 km, e será realizado pela concessionária CCR Ponte, do grupo CCR (Companhia de Concessões Rodoviárias).

A avaliação arqueológica segue as três fases do licenciamento ambiental. Na primeira, para obtenção de licença prévia, deve ser realizada uma contextualização arqueológica da área de influência do empreendimento e um relatório com diagnóstico e avaliação de impactos do empreendimento ao patrimônio arqueológico, além de proposto um Programa de Prospecção e de Resgate. No caso das obras da CCR Ponte, em fase de licença prévia, o relatório arqueológico foi submetido à avaliação do Iphan.

Leia mais

noticia-arqueologia

Ressuscitaram a arqueologia no Brasil

Ressuscitaram a arqueologia no BrasilÉ comum que pesquisadores de vários ramos tenham dificuldade de obter inserção no mercado de trabalho no Brasil. Porém, os que se dedicam à arqueologia não têm tido do que reclamar. O ritmo acelerado do setor de construção civil vem multiplicando o número de consultorias arqueológicas no país.

As oportunidades para esse ramo da ciência estão sendo impulsionadas pela aplicação de portaria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em vigor desde 2002, segundo a qual toda obra civil de médio ou grande porte precisa de avaliação arqueológica do terreno e acompanhamento das escavações.

Leia mais