Agropecuária Regenerativa de Baixo Carbono em Pauta no Portal Conexão Agro

Produtividade e respeito ao meio ambiente na agropecuária, a Master Ambiental apoia essa iniciativa.

A Sustentabilidade ganha cada vez mais espaço na agropecuária brasileira. E existem experiências de ponta que são exemplos de sistemas de produção sustentáveis – e com lucratividade, a chamada Agropecuária Regenerativa de Baixo Carbono.

O Portal Conexão Agro realiza live com a participação de debatedores de renome para falarem sobre sistemas produtivos verdes: Roberto Giolo, pesquisador da Embrapa Gado de Corte (MS), Roberto Strumpf, diretor da Pangea Capital, e Pelerson Penido o presidente do Grupo Roncador.

Leia mais

Prazo final para o CAR se aproxima

Inscrições devem ser feitas até 5 de maio

WebFaltam menos de dez dias para a chegada do prazo final para a inscrição dos imóveis rurais no Cadastro Ambiental Rural – CAR. O prazo, que já foi prorrogado no ano passado, vence no dia 5 de maio de 2016.

Para quem ainda não cadastrou o seu imóvel rural, vale a pena tomar as providências para resolver o mais rápido possível. O CAR é o primeiro passo para a regularização ambiental do imóvel rural.  Leia mais

car-cadastro-ambiental-rural

Apenas 41% das propriedades do Paraná são cadastradas a 50 dias do fim do prazo

car-cadastro-ambiental-rural50 dias do encerramento do prazo para inscrição dos imóveis rurais no Cadastro Ambiental Rural (CAR) em todo País, o Paraná possui 218 mil propriedades inseridas no sistema, o que corresponde a 41% dos imóveis. Os números foram divulgados pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) na terça-feira (15) em relatório parcial do sistema de cadastramento. Leia mais

noticia-cadastro-ambiental-rural-jbs-site

Assista ao Programa Giro do Boi com a participação da Master Ambiental

Vídeo registra visita à pecuarista de Cachoeira Alta, Goiás

Assista ao Programa Giro do Boi com a participação da Master AmbientalO Programa Giro do Boi, do Canal Rural, presta serviços oferecendo informações aos pecuaristas e inseriu na rotina de sua pauta a regularização ambiental do imóvel rural, o chamado Programa Fornecedor Legal, da JBS. Na última quinta-feira, 9 de julho, foi ao ar o vídeo que registrou a visita de Charles Santos, engenheiro ambiental e gestor de novos negócios da Master Ambiental, a fazenda do pecuarista Manoel Gambardella Neto, de Cachoeira Alta, Goiás. O produtor é referência na região e já está providenciando o Cadastro Ambiental Rural – CAR.

Leia mais

noticia-giro-do-boi

Boi que chega primeiro bebe água limpa

O ditado marcou a participação da Master Ambiental no Programa Giro do Boi – Conexão JBS, no Canal Rural. Confira!

Boi que chega primeiro bebe água limpaO Cadastro Ambiental Rural – CAR, como primeiro passo para a sustentabilidade da produção rural, foi o tema central da entrevista do eng. Fernando de Barros, responsável técnico da Master Ambiental, que falou ao vivo no Programa Giro do Boi – Conexão JBS.

O presidente da JBS, Renato Costa, participou do mesmo programa, uma ferramenta da Conexão JBS. Ele ressaltou a necessidade do produtor rural se atentar para os requisitos de qualidade e de sustentabilidade em um mercado cada vez mais exigente e competitivo.
 

Fernando de Barros falou diretamente aos pecuaristas que o objetivo do trabalho da Master Ambiental na área rural é tornar a pecuária mais sustentável, oferecendo orientação adequada. O CAR é só o começo.

Leia mais

noticia-glifosato

MPF reforça pedido para banir glifosato

glifosatoO Ministério Público Federal enviou documento à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ministério Público Federal recomendando que “seja concluída com urgência a reavaliação toxicológica do glifosato e que a determine o banimento do herbicida no mercado nacional”. O princípio ativo é o mais utilizado pelos agricultores brasileiros, “principalmente os que adotam o modelo de monocultura”.

O MPF diz que a medida leva em conta o princípio da precaução e se baseia em estudos como o desenvolvido pela International Agency for Research on Câncer (IARC), “ligada à Organização Mundial de Saúde (OMS), segundo a qual, o ingrediente pode ser cancerígeno”.

Leia mais

noticia-agencia-parana-2

Agricultores do Paraná que preservam rios e florestas serão recompensados

rios e florestasUma parceria inédita no Brasil será firmada nos próximos dias entre o Governo do Paraná e a Agência Nacional de Águas (ANA) para implementar no Estado o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) em propriedades rurais localizadas em áreas com rios e florestas,  mananciais de abastecimento público.
Com isso, o Programa Bioclima – desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos com o objetivo de promover a conservação da biodiversidade e conter os efeitos das mudanças climáticas – passará a replicar no Paraná as ações do Programa Produtor de Águas, da ANA. Esta será a primeira vez em 12 anos que a Agência Nacional de Águas irá descentralizar para um estado recursos financeiros e capacitação técnica com o intuito de estimular a política de Pagamento por Serviços Ambientais voltados à proteção hídrica no Brasil.

Leia mais

noticia-incra-abre-acesso-ao-sigef-novo-sistema-de-gestao-fundiaria

Incra publica Instrução Normativa sobre Sigef

SigefO Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) publicou no dia 3 de setembro de 2013, no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa sobre a Certificação Eletrônica do Georreferenciamento (Sigef).

Segundo o Incra, a partir de 23 de novembro, o processo de certificação de imóveis rurais passará a ser feito de forma automatizada, por meio do Sigef. O novo sistema é capaz de analisar a sobreposição com o cadastro georreferenciado do Incra e gerar a planta e memorial descritivo de forma automática.

Leia mais

noticia-decreto-pr-1

Decreto revoga SISLEG

E institui o Cadastro Ambiental do Paraná

 SISLEGO governador Beto Richa assinou o decreto 8680 no último dia 6, revogando o Sistema de Manutenção, Recuperação e Proteção da Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanente (SISLEG) criado pelos Decreto Estadual 387, de 03 de março de 1999, e do Decreto 3320, de 12 de julho de 2004, e instituindo o Sistema de Cadastro Ambiental Rural do Paraná (SICAR-PR), integrando-o ao mesmo Sistema de âmbito nacional estipulado pelo novo Código Florestal
brasileiro.

Dessa forma não é mais necessária a averbação (registro em Cartório) da Reserva Legal nas propriedades, conforme estabelecido no novo Código Florestal. O artigo 7º do Decreto 8680 estipula que o preenchimento do SICAR-PR pelos produtores paranaenses depende do anúncio da data de implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) pelo Ministério do Meio Ambiente.

Leia mais

noticia-parana

Paraná prorroga a suspensão do cadastro e averbação da reserva legal

noticia-paranaO secretario de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, e o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto, anunciaram nesta sexta-feira (21) a publicação da Resolução Conjunta nº 005/2013 que prorroga a suspensão do cadastro e a averbação da reserva legal em propriedades rurais no Estado. A suspensão foi primeiro passo dado pelo Estado para adesão ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) que atende a Lei Federal nº 12.651/2012, que é o novo Código Florestal.

Publicada em dezembro de 2012 a antiga resolução conjunta suspendia por 180 dias a obrigatoriedade do cadastramento das propriedades rurais no Sistema de Manutenção, Recuperação e proteção da Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanente (Sisleg). A nova Resolução mantém os efeitos de suspensão da averbação de Reserva Legal até a edição do Decreto que regulamentará o CAR no Estado do Paraná.

Leia mais