Portugal se mantem por 4 dias só com energia renovável

noticia-portugalPortugal conseguiu se manter por quatro dias alimentado somente por energias renováveis (eólica, solar e hídrica), informou na quarta-feira, 18 de maio, o jornal The Guardian. Ao todo, o país europeu conseguiu funcionar por 107 horas sem poluir ou prejudicar o meio ambiente (mais precisamente, entre as 6h45 da manhã de sábado, dia 7 de maio, e às 17h45 de quarta-feira, dia 11 de maio) diminuindo impactos ambientais – principalmente quando ligados a energia elétrica. Leia mais

Londrina realiza 6ª Conferência Municipal das Cidades

noticia-conferencia-londrinaA Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), realiza no dia 18 de junho, às 8 horas, a 6ª Conferência Municipal das Cidades. Neste ano, o tema será “A Função Social da Cidade e da Propriedade: cidades inclusivas, participativas e socialmente justas”, e a etapa municipal é pré-requisito para participar da edição estadual. O evento será realizado na Câmara Municipal de Londrina, na rua Governador Parigot de Souza, 145. Leia mais

noticia-conferencia-londrina-meio-ambiente-2

Participe da VIII Conferência Municipal do Meio Ambiente de Londrina

Durante o mês de novembro acontece as Pré-Conferências Urbanas e Distritais, preparatórias para a VIII Conferência Municipal do Meio Ambiente de Londrina

Conferência Municipal do Meio Ambiente de LondrinaEsta oitava edição, acontece no dia 5 de dezembro de 2015, com o tema “Londrina que te quero verde”, colocando em pauta questões essenciais para a qualidade de vida no Município. Tem início às 8h30 na Câmara Municipal do Meio Ambiente.

Leia mais

noticia-antes-depois-1

30 fotos que mostram que é possível projetar cidades para os pedestres

noticia-antes-depois-1Proporcionar mais espaço aos pedestres é uma das principais metas dos projetos de renovação urbana em muitas cidades do mundo.

Recorrendo à distribuição do espaço público, que implica, muitas vezes, em restringir os espaços dos automóveis – seja nas ruas ou estacionamentos -, plantar mais árvores, construir mais calçadas e ciclovias e estabelecer novas zonas de lazer, é possível projetar lugares mais acolhedores, com menos congestionamento viário e que fomentam o uso de meios de transporte sustentáveis, como as caminhadas e o ciclismo.

Leia mais

noticia-asfalto-de-plastico-2

Plástico reciclado pode substituir asfaltos nas ruas da Holanda

Plástico recicladoBenefícios como maior durabilidade, eficiência e menos tempo de manutenção – e consequentemente menos obras e engarrafamentos – têm feito com que a Holanda estude, atualmente, substituir o asfalto de suas ruas e avenidas por plástico reciclado.

Batizado de PlasticRoad, o modelo desenvolvido por uma subdivisão da empresa holandesa VolkerWessels, utiliza apenas material reciclado como matéria-prima para a produção das seções da estrada, que podem ser pré-fabricadas.

Leia mais

chengdu-ecod

Confira 7 cidades em os carros perdem cada vez mais espaço

Confira 7 cidades em os carros perdem cada vez mais espaçoDepois de conviverem mais de um século com o desenvolvimento dos automóveis, algumas cidades pelo mundo começam a perceber, mesmo que lentamente, que as ruas devem priorizar as pessoas e os carros não fazem muito sentido no contexto urbano. Em que pesem as sensações de independência e conforto, também é notório se considerar fatores negativos como a poluição atmosférica, as mortes no trânsito e os frequentes congestionamentos.

Leia mais

noticia-plantio-comunitario-2

Uma cidade onde todo mundo planta, todo mundo colhe, e todo mundo consegue ter uma alimentação saudável

Uma cidade onde todo mundo planta, todo mundo colhe, e todo mundo consegue ter uma alimentação saudávelParece a descrição de uma cidade de filme, mas não é não. A história da cidade britânica de Todmordem começou a mudar em 2007, quando duas habitantes da cidade, Pam Warhurst e Mary Clear, perceberam que a importação e exportação de alimentos aumentava seus custos e ainda gerava danos ao meio ambiente. Foi assim que surgiu a ideia de plantar alimentos em terrenos não utilizados – e, com ela, o conceito do projeto “Incredible Edible” (algo como“Inacreditavelmente comestíveis”, em português).

Leia mais

noticia-forum-estrategias-para-desenvolvimento-sustentavel-londrina

Fórum debate rumos para o desenvolvimento sustentável de Londrina e Região

Representantes de diversas entidades se reúnem nesta terça-feira, dia 2 de junho, no auditório do SEST-SENAT

desenvolvimento sustentável Com o tema “o passado que herdamos, o presente que vivemos e o futuro que queremos”, em comemoração à Semana do Meio Ambiente, entidades realizam o I Fórum Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável de Londrina e Região, no auditório do Sest-Senat (ao lado do Shopping Boulevard), em Londrina – PR. O evento reúne autoridades, ambientalistas, pesquisadores e representantes do setor produtivo, em busca de dialogo e convergências.

Leia mais

noticia-londrina-arvore-

Concessionárias terão que plantar uma árvore para cada carro vendido em Londrina

noticia-londrina-arvore-Decreto assinado pelo prefeito Alexandre Kireef (PSD) na quarta-feira (27) determina que a partir do próximo mês, as concessionárias de automóveis de Londrina terão de protocolar anualmente na Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) um relatório com o detalhamento de carros novos vendidos. Isso porque para cada carro vendido na cidade, as empresas terão que fazer o plantio de uma árvore, como uma medida compensatória para a emissão de carbono pelos veículos.

Leia mais

noticia-ponto-ecologico

Santa Catarina investe em pontos de ônibus ecológicos

Santa Catarina investe em pontos de ônibus ecológicosCom cerca de 500 mil habitantes, a cidade de Itajaí vem sendo um exemplo no investimento em sustentabilidade, em especial em energia renovável. Além dos projetos ambientais desenvolvidos em seu porto e na rede escolar, o município aposta em paradas de ônibus ecológicas.

Fabricado com “madeira plástica”, a estrutura dos pontos de ônibus é composta por garrafas PET, sacolas, resquícios de material de informática e 20% de casca de arroz. Além do material totalmente reciclado, os pontos têm lâmpadas de LED com sensor, que são abastecidas por energia solar.

Leia mais