Gestão de Recursos Hídricos em foco na Indústria

Como a gestão ambiental nas indústrias deve minimizar impactos para a água? Esse foi o centro do debate em mesa redonda realizada ontem, 22 de março, no SENAI de Londrina – PR
noticia-gestao-de-recursos-hidricos-pelas-industrias-2Como a gestão ambiental das indústrias devem se preocupar com a qualidade da água? Quais as melhores práticas para minimizar a pressão da indústria sobre os recursos hídricos?

A respeito dessas questões foi realizada Mesa Redonda no Senai de Londrina – PR, no 3º Simpósio do Meio Ambiente: Gestão dos Recursos Hídricos na Indústria, evento realizado anualmente pela Faculdade de Tecnologia Senai Londrina com a proposta de discutir a importância da gestão ambiental para as indústrias e debater políticas, tecnologias, pesquisas, entre outros enfoques. Leia mais

Tecnologia de US$16 é capaz de purificar água para uma família por um ano

noticia-filtro-de-aguaA falta de água potável é um problema sério em todo o mundo. Apesar de estimativa oficial da ONU garantir que 750 milhões de pessoas vivem sem acesso à água, cientistas holandeses refizeram a conta e chegaram a conclusão de que pelo menos quatro BILHÕES de pessoas sofrem com a falta do recurso – pelo menos uma vez por ano.

O professor de química Thalappil Pradeep, do Instituto Indiano de Tecnologia, passou 14 anos de sua vida trabalhando em um mecanismo que pudesse ajudar a combater o problema. Trata-se de um sistema de purificação de água baseado em tecnologia de nanopartículas. A ideia é tornar acessível e potável a água dos lençóis freáticos indianos, que são contaminados com arsênio, substância cancerígena também ligada a diabetes e doenças cardiovasculares. Leia mais

O plano é que a ação ocorra a cada seis meses, aumentando o número de inscritos e consequentemente de mudas plantadas. | Foto: iStock by Getty Images

Em São Paulo campanha recompensa economia de água com plantio de árvores

O plano é que a ação ocorra a cada seis meses, aumentando o número de inscritos e consequentemente de mudas plantadas. | Foto: iStock by Getty ImagesSegundo a Organização das Nações Unidas (ONU), quase metade da população mundial pode enfrentar escassez de água em 2030, quando a demanda do recurso poderá superar a oferta em 40%. O alarde dos reservatórios de São Paulo é uma demonstração de que a situação precisa ser tratada com seriedade e urgência por entidades públicas, empresas e pela população em geral. É nesse sentido que foi criada a campanha “Disputa de Casas São Paulo – lavando hábitos por uma consciência mais limpa”. Leia mais

noticia-ana-cursos

3,5 mil vagas em cursos gratuitos sobre água são oferecidas pela ANA

 cursos gratuitos sobre água Como parte das celebrações ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a Agência Nacional de Águas (ANA) abriu inscrições para 3,5 mil vagas em cursos gratuitos a distância na segunda-feira, 1º de junho. Os interessados podem se inscrever gratuitamente através do site http://eadana.hospedagemdesites.ws/ até o próximo dia 7 ou antes desta data, caso todas as vagas sejam preenchidas. Há capacitações sobre: Lei das Águas; Água e Floresta: Uso Sustentável da Caatinga; Estruturação da Gestão Ambiental Municipal; e Reflexões para Transformações Democráticas na Gestão das Águas.

Leia mais

noticia-reciclar-agua-3

Como tomar a decisão sobre implantar o reúso da água?

Conferência em São Paulo debate “Diretrizes e tomada de decisões sobre Projetos da reúso de água”

reúso da águaO eng. Fernando de Barros, responsável técnico da Master Ambiental, apresenta palestra na tarde desta terça-feira na Conferência “Diretrizes e tomada de decisões sobre Projetos de reuso de água” O evento acontece nos dias 12 e 13 de maio, no Hotel Mercure Privilege, em São Paulo. Confira a programação do evento aqui
O case de sucesso diz respeito ao projeto de reúso implantado na concessionária Ingá Veículos, da Mercedes Benz, em Maringá, que foi iniciativa reconhecida pelo Prêmio Star Class de Sustentabilidade da Mercedes Benz.

Eng. Fernando destaca que é muito comum o efluente de lavagem de peças e motores automotivos trazer uma carga alta de poluentes, que acaba contaminando os recursos hídricos. Geralmente a caixa SAO é o único sistema de filtro utilizado antes do lançamento para a galeria pluvial e consequentemente para os rios. Porém, segundo ele, somente a caixa SAO não se mostra suficiente.

Leia mais

noticia-sistema-que-purifica-agua

Garota de 17 anos cria sistema que purifica água e gera energia

sistema que purifica águaÉ possível criar um sistema que purifica água enquanto gera eletricidade de modo sustentável e acessível? Disposta a responder essa pergunta, a jovem australiana de 17 anos, Cynthia Sin Nga Lam, colocou a criatividade em jogo e ficou conhecida nos sites de notícia na última semana. Ela desenvolveu o H2prO, sistema portátil com exatamente o propósito contido na pergunta que iniciou esse parágrafo.

Leia mais

noticia-tratamento-esgoto-3

Brasileiro desenvolve sistema natural para tratamento de esgoto

noticia-tratamento-esgoto-3Um dos maiores desafios das áreas rurais espalhadas pelo Brasil é ter acesso aos sistemas de tratamento de esgoto. Por conta disso, muitas comunidades despejam os dejetos sem qualquer tratamento em áreas de mananciais. Diante deste contexto, o engenheiro ambiental Jonas Rodrigo dos Santos desenvolveu um sistema natural que evita a contaminação da água ao retirar a maior parte das impurezas.

Leia mais

noticia-cursos-ana

Disponibilizadas quase 3 mil vagas em cursos gratuitos sobre recursos hídricos

Disponibilizadas quase 3 mil vagas em cursos gratuitos sobre recursos hídricosPara abrir a temporada de 2015, a Agência Nacional de Águas (ANA) oferece 2.750 vagas em cursos gratuitos a distância (EaD). Referente ao setor de recursos hídricos, alguns dos temas de destaque são: os comitês de bacias, o monitoramento da qualidade da água e a gestão de bacias hidrográficas. As inscrições podem ser realizadas até o próximo domingo (18) pelo site da organização.

Leia mais

noticia-inga-veiculos

Mercedes Benz premia reuso de água implantado pela Ingá Veículos

Com a consultoria da Master Ambiental, o projeto recebeu prêmio da Mercedes Benz, no qual concorreram cerca de 200 concessionárias de todo o país

Mercedes Benz premia reuso de água implantado pela Ingá VeículosCom a consultoria da Master Ambiental, a implantação do sistema de tratamento de efluentes e reuso da água pela concessionária de veículos se mostrou um verdadeiro diferencial em Sustentabilidade.
 
Em tempos de escassez de água, veio de Maringá, no norte do Paraná, o bom exemplo. A concessionária da Mercedes Benz, do grupo Ingá Veículos, foi a vencedora do prêmio Sustentabilidade Ambiental 2014.

Leia mais

noticia-cisterna-site sempre sustentavel

Movimento ensina como captar e aproveitar a água da chuva

captar e aproveitar a água da chuvaEm meio a maior crise hídrica da história do Brasil, qualquer atitude de uso racional de água é válida. Já imaginou construir a própria cisterna para captar e aproveitar a água da chuva? Embora pareça uma tarefa complicada, já há pessoas dispostas a replicar conhecimentos a respeito para facilitar o trabalho. Com o nome de Movimento Cisterna Já a iniciativa foi lançada no final de outubro durante o encontro Aliança pela Água (coalizão de organizações da sociedade civil em prol da implantação da segurança hídrica em São Paulo).

Leia mais