Agropecuária Regenerativa de Baixo Carbono em Pauta no Portal Conexão Agro

Produtividade e respeito ao meio ambiente na agropecuária, a Master Ambiental apoia essa iniciativa.

A Sustentabilidade ganha cada vez mais espaço na agropecuária brasileira. E existem experiências de ponta que são exemplos de sistemas de produção sustentáveis – e com lucratividade, a chamada Agropecuária Regenerativa de Baixo Carbono.

O Portal Conexão Agro realiza live com a participação de debatedores de renome para falarem sobre sistemas produtivos verdes: Roberto Giolo, pesquisador da Embrapa Gado de Corte (MS), Roberto Strumpf, diretor da Pangea Capital, e Pelerson Penido o presidente do Grupo Roncador.

Leia mais

noticia-incandescente

Lâmpadas incandescentes de 60W estão proibidas no Brasil

Lâmpadas incandescentes de 60W estão proibidas no BrasilDesde quarta-feira, 1º de julho, a produção, importação e comercialização das lâmpadas incandescentes com potência de 60W estão proibidas no Brasil. As multas para quem descumprir a regra variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão, informa o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Leia mais

noticia-casa-em-conteiner

Paranaense projeta sua própria casa-contêiner

Paranaense projeta sua própria casa-contêinerEmbora a ideia de construir uma casa-contêiner pareça distante, ao menos para os brasileiros, a paranaense Eloisa Cristina Leoni Moretti conseguiu concretizar essa realidade. A partir de um modelo já usual no exterior, ela e o marido decidiram investir na inovação, que ganhou forma por conta da necessidade do casal.

Leia mais

noticia-danos-meio-ambiente

Danos ao meio ambiente custam 7,3 trilhões de dólares anuais para economia mundial

meio ambienteA produção primária e o processamento feito em setores como a agricultura, silvicultura, pesca, exploração de petróleo e gás, mineração e utilidades custam 7,3 trilhões de dólares por ano em razão dos danos ao meio ambiente, saúde e outros benefícios para a humanidade. A informação é do relatório Capital Natural em Risco – As 100 Maiores Externalidades dos Negócios, divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 15 de abril.

O estudo, que oferece uma perspectiva dos maiores riscos sofridos pelo capital natural por conta dos negócios, investidores e governos, foi realizado pela Trucost, empresa de dados ambientais, em nome do programa Economia do Meio Ambiente e da Biodiversidade para a Coalizão de Empresas (Teeb). A apresentação da pesquisa ocorreu durante uma cúpula de negócios e meio ambiente em Nova Déli, capital da Índia.

Leia mais

Economia verde: você já está engajado?

Foi-se a época em que a natureza devia ficar a nossos pés. Os tempos atuais exigem novas atitudes

Fernando de Barros

Neste último dia 5 de junho comemorou-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, às vésperas da Rio+20. Instituído oficialmente pela ONU, desde a Conferência de Estocolmo, em 1972, o dia 5 de junho é a data utilizada nos mais diversos cantos do mundo para espalhar a conscientização sobre a preservação ambiental. Empresas, governos, ONGs e muitas outras entidades promovem inúmeros eventos em todo o País. Mas, é claro, todo dia é momento de se preocupar (e agir) em cuidar melhor do planeta. É disso que depende o futuro: mudanças de atitudes.

Leia mais

Jovem B.

Jovem questiona presença de chefes de estado na Rio+20

Jovem B.Na quarta-feira, 20 de junho, os 86 chefes de estado reunidos na cerimônia de abertura da Rio+20 ouviram uma pergunta impactante: “Por que estão aqui: é para salvar sua imagem, ou é para nos salvar?”. O questionameno foi realizado pela jovem Brittany Trilford, de 17 anos, da cidade de Wellington, Nova Zelândia. A estudante inaugurou a tribuna da Cúpula apresentando-se: “Meu nome é Brittany, tenho 17 anos e sou uma criança. Hoje, nesse momento, sou todas as crianças, suas três bilhões de crianças. Pensem em mim como metade do mundo”.

Leia mais

economia verde

Economia verde é a tendência, você já está engajado?

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Master Ambiental destaca o tema oficial da ONU: Economia verde: ela te inclui?

economia verde

Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente, às vésperas da  Rio +20, com a sede oficial no Brasil.  Declarado oficialmente pela ONU, desde a Conferência de Estocolmo em 1972, o dia 5 de junho é a data  utilizada nos mais diversos cantos do mundo para espalhar a conscientização sobre a preservação ambiental.

Leia mais

Questão de atitude

Podemos ajudar a poupar o planeta até na hora de comprar alimentos

Por Fernando de Barros

Como, na hora de comprar alimentos, posso poupar o planeta? Eis aí algo realmente importante para a gente refletir. No momento de comprarmos carne, por exemplo, devemos questionar no açougue quem são os fornecedores. Precisamos ter certeza de que a mercadoria não venha de áreas desmatadas ilegalmente na Amazônia.

Leia mais

As lâmpadas certas

Baratinhas, mas ordinárias: devemos trocar as velhas por novas lâmpadas, lâmpadas certas

Por Fernando de Barros

Quando Thomas Édson inventou a lâmpada elétrica, em 1879, nos EUA, foi uma festa só. Imagine você vivendo a base de lamparinas e lampiões. Não devia ser fácil. Em 10 de outubro de 1883, os cidadãos de São Paulo viram pela primeira vez na vida “aquela maravilha tecnológica”. Era tanta gente curiosa que a administração do Jardim da Luz teve que cobrar ingresso de quem queria ver, pela primeira vez, uma lâmpada acesa.

Leia mais