Master Ambiental realiza curso em Macapá (AP)

O objetivo é capacitar profissionais da região para elaboração do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV)

Master Ambiental realiza curso em Macapá (AP)A Master Ambiental realiza no próximo dia 15 de junho, sábado, em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amapá, o curso: “Como elaborar o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV)” no Auditório da Fecomércio. O objetivo é capacitar profissionais para elaborar o estudo, desta vez, no estado do Amapá.

O curso faz parte da programação do Seminário de Ética na Cidade, que pretende discutir critérios e a forma de tomada de decisão sobre grandes empreendimentos e seus impactos – cada vez mais frequentes na capital Macapá.

Com carga de 8 horas, o curso é direcionado a profissionais de arquitetura, engenharia civil, empresários do ramo da construção, estudantes e funcionários públicos. O curso será ministrado pelo coordenador técnico da Master Ambiental, advogado e mestre em Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento, Carlos Eduardo Levy, que abordará temas como a legislação ambiental aplicada à construção civil e os impactos ambientais da construção de novos empreendimentos em lotes urbanos.

Para a gerente técnica do Conselho de Arquitetura do Amapá, Elione Miranda, o curso é importante para suprir uma carência de eventos de capacitação profissional na região. “É necessário capacitar os profissionais da área para que eles obtenham informações de como o projeto pode influenciar no entorno”, salienta.

O EIV é um instrumento previsto pelo Estatuto da Cidade (Lei Federal nº 10.257/2001), que visa a garantir o crescimento planejado das cidades e a qualidade de vida dos habitantes. Em Macapá, cuja expansão tem sido acelerada, o documento torna-se imprescindível para o desenvolvimento sustentável da cidade. Segundo dados de 2011 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2000 a capital possuía, aproximadamente, 283 mil habitantes. Esse número em 2011 passou a aproximadamente 407 mil.Evolução demográfica de Macapá

Elione comenta que, por se tratar de um estado novo, a estruturação de Macapá e de outras cidades do Amapá, é um processo recente, ainda em construção. “Apesar do crescimento demográfico e de muitas obras terem sido realizadas sem estudo prévio, ainda é possível encontrar áreas preservadas”, pondera.

Um exemplo citado por Elione como reflexo da expansão da cidade é a verticalização urbana, estabelecida pelo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do município. Aprovado em 2004, o Plano também definiu a exigência do EIV para obras que interfiram de forma significativa na infraestrutura urbana, nos serviços públicos, na qualidade de vida do entorno, entre outros.

Embora a elaboração do EIV deva anteceder a emissão de licenças ou autorizações de construção, ampliação ou funcionamento de obras, a cidade não possui uma Lei Municipal que defina os empreendimentos sujeitos a essa elaboração. Contudo, conforme o Plano Diretor, o município pode solicitar ao empreendedor a adoção de medidas compensatórias e mitigadoras de impactos ambientais e urbanísticos como condição para emissão da licença ou alvará.

Outro fator que evidencia a preocupação ambiental dos representantes da cidade é a participação na 5ª Conferência Nacional das Cidades, que acontece em novembro, em Brasília. Aprovada pelo 36º Conselho das Cidades em março, a conferência abordará a temática: “Quem Muda a Cidade Somos Nós: Reforma Urbana Já!”, além de colocar em discussão temas como o desenvolvimento urbano, a ocupação de risco, o saneamento ambiental e os conflitos fundiários.

A participação do Macapá, confirmada em fevereiro, envolve nove integrantes que representam o poder público, os movimentos populares, as ONGs, entre outros setores.

Serviço:
Curso: “Como elaborar o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV)”
Data: 15 de junho, sábado.
Horário: das 8:00 às 12:00horas e das 14:00 às 18:00 horas (com intervalo para almoço)
Endereço: Auditório da Fecomércio. Rua Eliezer Levy, nº 1097 – Centro Macapá – AP
Inscrições: Na sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amapá. Avenida Salgado Filho, 405 – Centro Macapá
AP. Telefone: (96) 3223-6194 Valor de R$ 150,00.
Observação: Será fornecido material didático e certificados.

AVISO. ADIAMENTO DO CURSO.
Por conta de o Aeroporto Governador José Richa de Londrina, Paraná, ter amanhecido fechado, o ministrante do curso Carlos Levy perdeu horário das conexões. O curso será realizado no próximo dia 29, sábado, com o ministrante engenheiro civil Fernando de Barros, especialista em Planejamento e Gestão Ambiental e Mestre em Engenharia de Edificações e Saneamento.

 Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.

Comentários